Application Performance Monitoring
Você ja ouviu falar em softwares APM (Application Performance Monitoring) ? O conceito de software APM vem se popularizando nos últimos anos devido ao grande processo de transformação digital que vem tomando conta de empresas, indústrias, e comércios.
O avanço da digitalização nesses setores vem levando empresas a desenvolverem plataformas com desempenho otimizado, em poucas palavras, APM se trata de uma aplicação capaz de gerenciar e organizar sua performance e estabilidade, com o objetivo de manter uma experiência totalmente otimizada ao seu usuário final, e maior controle e visualização para os desenvolvedores e analistas.
Para que isso seja possível, normalmente são analisados 02 informações cruciais:
- O tempo de carregamento do usuário
- A capacidade computacional para carregamento de recursos dentro da plataforma
A partir da análises dessas 02 métricas é possível identificar possíveis erros e gargalos ao longo de periodos com maior demanda de carregamento e corrigi-los sem prejudicar a eficiencia e usabilidade da plataforma final.
A transformação digital está sendo um periodo de muitas revoluções em todos os sentidos através da implementação de várias tecnologias, como por exemplo analytics, dentro das aplicações digitais. Com a expansão da digitalização dos serviços o conceito foi expandido para diversas outras aplicações.
Hoje é possível identificar os conceito APM sendo aplicados em E-commerces, portais governamentais, e serviços digitais em praticamente qualquer setor.
A Gartner, por exemplo, lançou um framework de priorização do modelo APM
- end-user experience,
- runtime application architecture,
- business transactions,
- deep-dive component monitoring
- analytics/reporting.
A proximidade gerada entre consumidor final e empresas vem emplacando o monitoramento de plataformas web ou sistemas digitais complexos para que bugs sejam identificados, desempenho seja otimizado, e erros sejam prevenidos.
O Application Performance Monitoring é Ideal para empresas que possuem softwares com infraestrutura complexa e que necessitam de uma experiência final do usuário consistente.