QUAIS SÃO OS FUNDAMENTOS DE ASSET INTEGRITY MANAGEMENT
Asset Integrity Management, também representados pela sigla AIM, é a capacidade de um ativo indústrial realizar sua função precisamente e eficientemente, otimizando sua vida útil e trazendo mais segurança às pessoas que interagem com esses ativos.
A gestão de ativos é necessária desde a fase de design do mesmo até o fim de sua vida útil. Todas as fases do processo devem ser levadas em consideração para que haja uma gestão eficiente sem maiores riscos ao ambiente, as pessoas e à instalação industrial da qual fazem parte.
Neste blog iremos mostrar à importância da implementação de sistemas de gerenciamento de ativos e os desafios que a indústria tem pela frente para manter a integridade dos seus componentes.
A IMPORTÂNCIA DE ASSET INTEGRITY MANAGEMENT
A gestão de integridade ativos industriais passou a se tornar uma necessidade dentro de plantas industriais complexas, em especial as de Óleo e Gás, Offshores, Petroquímicas, Papel e Celulose, e Mineração. Muitas destas plantas possuem um grau de complexidade muito alto, tornando a detecção de falhas mínimas uma tarefa que além de demandar muito tempo de mão de obra, pode nem sempre ser precisa e acarretar em falhas catastróficas. Outro fator que chama a atenção dos gestores é o envelhecimento das estruturas dessas grandes instalações, por conta disso, novas abordagens acerca de Asset Integrity Management vieram a tona para que a segurança do processo pudesse ser preservada.
Imagine que em uma grande planta industrial falhas mínimas não são percebidas e o plano de manutenção não as dá a devida atenção, seja por falta de mão de obra qualificada ou por conta de uma gestão de manutenção pouco eficiente. Também pode ser o caso, do setor responsável pela manutenção não estar recebendo o investimento necessário para que os ativos sejam preservados ou substituídos de maneira eficiente.
Quando isso acontece, a estrutura começa apresentar problemas. Os ativos começam a falhar constantemente, pequenas falhas em ativos passam a existir dentro da planta e a produção tem de ser interrompida com maior frequência. Logo, os funcionários começam a se sentir em situações de risco e a iminência de uma falha de proporções gigantescas que podem acarretar grandes desastres ambientais tornam-se maiores. Se a falha ocorrer, penas judiciais severas são impostas, a imagem da empresa é comprometida, e os esforços e investimentos na resposta imediata à crise certamente abalarão as finanças da corporação.
Este é o tipo de cenário que nenhuma empresa quer enfrentar, mas infelizmente é por conta de situações como a anterior que as indústrias começaram a dar maior importância à gestão de integridade de ativos e a buscarem novas abordagens.
A prevenção desse tipo de falha se tornou um ponto fundamental dentro das plantas industriais. Por conta disso muitas empresas ao longo dos anos tem voltado seus esforços para melhorar sua capacidade de gerenciamento de integridade de ativos, por meio de novos investimentos e contratação de serviços especializados no assunto.
OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA INDÚSTRIA
Um dos maiores desafios da indústria quando o assunto é Asset Integrity Management é o de atingir o equilíbrio entre performance, risco e custo. A harmonia entre estes três fatores refletirá em um gerenciamento otimizado de investimento, tempo e recursos alocados para que a longevidade dos componentes de um sistema seja preservada.
O principal ponto de atenção é saber se os ativos estão desempenhando suas funções de acordo com o previsto sem apresentar desgaste, rachaduras ou corrosões que possam levar a paralisação de processo. Graças à adoção de sensores IoT pelas indústrias, é possível ter acesso em tempo real ao status desses componentes em uma única central de operações.
Outro ponto de extrema importância quando falamos de uma gestão eficaz de integridade de ativos industriais é o de garantir a máxima segurança dentro de uma instalação industrial. Para que isso seja possível os processos de manutenção devem funcionar de forma precisa. É necessário o pleno entendimento das origens dos diversos erros, buscando assim a total compreensão de mecanismos de falha.
A adequação dos processos acima garantirá a longevidade dos ativos dentro da instalação, tendo como resultado a continuidade de uma linha de produção com o mínimo de interrupções possíveis.
IMPLEMENTAÇÃO DE ASSET INTEGRITY MANAGEMENT NAS INDÚSTRIAS
Por se tratar de um conjunto de práticas com um certo grau de complexidade, essenciais ao funcionamento da produção, e que exigem uma boa comunicação entre os mais diversos setores dentro de uma corporação, muitas empresas acabam optando pela contratação de prestadores de serviços especializados e com soluções específicas ao seu contexto. A gama de serviços ofertada teve um grande crescimento nos últimos anos graças às constantes evoluções tecnológicas vindas da indústria 4.0.
Hoje muitas das soluções ofertadas pelo mercado fazem o uso de softwares específicos que disponibilizam as informações mais importantes do processo dentro de interfaces agrupadas com dashboards estratégicos, que fazem o uso de sistemas integrados, facilitando o acesso, a análise, e interpretação desses dados para tomadas de decisões mais assertivas pelos responsáveis do setor.
Em entrevista para a revista Forbes, Dean Arnison, líder mundial em produtos, sistemas e serviços submarinos de produção, expõe como as empresas do setor de Gás e Óleo estão embarcando nessa jornada digital. Segundo Arnison, as indústrias estão buscando aumento de produtividade e, redução nos custos, com novos modelos de negócios, fortes parcerias e modelos de serviço integrados. Arnison acredita que, a maioria das empresas de petróleo e gás estão em uma jornada semelhante, procurando como reduzir custos básicos, enquanto exploram as maneiras pelas quais o digital pode ser aproveitado para otimizar a produção dos ativos por meio de uma melhor compreensão dos pontos de falha e das ineficiências.
Já em outro relatório pela Business Wire, o valor estimado de crescimento do mercado de Asset Integrity é de 15.4 bilhões de dólares até 2025. Estas tendências nos mostram como o mercado está se posicionando e adotando bem as estratégias de Asset Integrity Management dentro das suas operações.
A utilização de processos digitais para gestão de ativos industriais é uma revolução tecnológica que pode reduzir custos, impactos ambientais e garantir segurança à todos os trabalhadores dentro de uma planta. Sua importância já é bem conhecida por boa parte das indústrias, que ano após ano aumentam seus investimentos nessa estratégia e buscam novas formas de alinhar suas funcionalidades ao contexto em que estão inseridas.
Podemos concluir que o uso de Asset Integrity Management já é um pré requisito para as indústrias que procuram manter sua produção operando bem, sem maiores problemas e explorando maiores desempenhos de produtividade, respeitando as regulamentações necessárias e garantindo o máximo de segurança a sua estrutura e seus operadores.