Curitiba, 13 de junho de 2025
Vidya Technology anuncia o lançamento do Digital Asset Integrity Management Suite, trata-se de múltiplas ferramentas que permitem o controle de todo o fluxo de integridade do ativo – desde a detecção até a resolução. Combinando inteligência artificial, Digital Twin e computação espacial, a nova solução oferece uma visão holística e contextualizada do ativo físico, que permite decisões mais rápidas e informadas, enquanto garante a segurança de pessoas e processos, além de reduzir o downtime e o custo das operações.
A empresa, originalmente fundada na COPPE/UFRJ, consolidou-se no mercado como referência em soluções de software para o setor offshore. Atualmente, sua solução de automação de inspeção visual, que utiliza visão computacional para medir e classificar corrosão superficial, detém 57% do market share privado nesse segmento no Brasil.
Apesar da forte atuação no setor de óleo e gás, a empresa vem expandindo sua presença em outros segmentos industriais, como mineração, naval, petroquímicas, manufatura, infraestrutura, e energias renováveis. “Existe uma questão comum na gestão de toda e qualquer planta industrial, independente do setor — como garantir a integridade dos ativos?”, afirma o CEO Otavio Correa.
Segundo Correa, a ideia de criar uma suíte de aplicações voltadas para a integridade de ativos surgiu a partir das próprias demandas do mercado. “Percebemos que os clientes buscavam mais do que apenas uma solução para corrosão, e viam no nosso digital twin um potencial para atender os mais diversos procedimentos de integridade.”
Diante desse cenário, a empresa mobilizou sua equipe de engenheiros, contratou consultores especializados e realizou novos investimentos para desenvolver uma suíte robusta e modular. O objetivo: oferecer uma plataforma capaz de centralizar e otimizar todos os processos de integridade utilizados por seus clientes.
“A robustez e a quantidade de módulos garantem que a maior parte — senão todos — os processos de integridade de uma operação sejam centralizados na plataforma. A aderência a cada processo está na capacidade de cada módulo se adequar às regras, rotinas e particularidades de cada cliente”, explica Correa.
Segundo ele, a diversidade de fluxos e práticas entre empresas foi justamente o que motivou o desenvolvimento de uma arquitetura modular. “Os processos de integridade de cada empresa são diferentes. Por mais que tenham similaridades, não são iguais. A ideia da suíte modular é atender desde necessidades específicas até programas completos de integridade. Independentemente do desafio, nosso produto consegue se adaptar.”
Estruturada seguindo a lógica do Ciclo de Deming (PDCA: Plan, Do, Check, Act), a suíte é composta por oito módulos independentes que oferecem rastreabilidade, padronização e conformidade contínua. As aplicações que viabilizam esse ciclo são:
- Digital Fabric Integrity
- Ensaios Não-Destrutivos (NDT)
- Integridade de Equipamentos Estáticos
- Digital Dropped Objects (DROPS)
- Risk-Based Inspection (RBI)
- Reparos Temporários
- Inspeções EX
- Digital Structural Integrity
Dessa forma, a suíte atua como um Sistema de Gestão de Integridade (SGI) ou uma solução de Asset Integrity Data Management, com foco na centralização de todas as informações e procedimentos relacionados à integridade dos ativos. Isso inclui desde a gestão e padronização de planos de inspeção até a execução e rastreabilidade das atividades em campo.
Essa abordagem não apenas substitui sistemas ou procedimentos tradicionais fragmentados, como também centraliza toda a operação em um único ambiente digital, conectado a ERPs e sistemas corporativos como SAP, IBM Maximo, Oracle e TOTVS.
Força de Trabalho Conectada
Um dos grandes diferenciais da suíte é sua aplicação mobile, apelidada de “Twin de bolso”. A solução permite que o usuário navegue pelo próprio ativo em seu modelo 3D interativo, funcionando como uma interface prática para acesso a dados, execução de planos de trabalho e registro de inspeções, mesmo em ambientes offline, com suporte direto no campo.
A ferramenta também incorpora recursos avançados de Visão Computacional e Inteligência Artificial, capazes de detectar automaticamente anomalias e alimentar o backlog de integridade com dados capturados no ambiente operacional.
Desenvolvida para estar em total conformidade com os principais padrões técnicos e regulatórios como ISO/ASTM/ABS/PPIM, a solução promove aderência normativa de forma fluida e integrada, sem gerar fricções ou burocracias adicionais aos fluxos operacionais e com auditabilidade de toda e qualquer ação, dados ou inspeção.
Expansão do Portfólio de Tecnologias
Este é o segundo grande lançamento da Vidya em 2025. Em março, a empresa apresentou ao mercado o Ora Viewer, uma ferramenta inovadora que combina computação espacial e inteligência artificial para criar ambientes 3D ultra-realistas acessíveis via navegador, oferecendo uma experiência interativa e imersiva para visualização de ativos industriais.
Com soluções que combinam tecnologia de ponta com a realidade operacional, a Vidya reafirma seu compromisso com a transformação digital da indústria, entregando produtos robustos, flexíveis e alinhados às necessidades de quem atua diretamente no campo.


