Indústrias de mineração têm grandes desafios à sua frente, mas que podem ser contornados através da implementação de estratégias de transformação digital.

 

Apesar de terem sido as indústrias mineradoras as que menos sofreram com o impacto da pandemia segundo a WPC, esse setor ainda tem um longo caminho em direção a descarbonização e segurança em suas operações.

 

Leia: Entenda como as mineradoras têm se adaptado a um novo modelo de operação sem carbono!

 

A questão da descarbonização está diretamente relacionada ao melhor aproveitamento do uso de energia nestas plantas. Entende-se que o setor passa por um momento de transição energética para fontes de energia renováveis.

mining equipment on mining operation

Além disso, o setor de mineração trabalha arduamente para que suas operações se tornem mais seguras através do controle de ativos e otimização da gestão de integridade de ativos.

 

Leia: Saiba os benefícios de se otimizar a gestão de integridade de ativos.

 

Para que esse objetivos sejam alcançados e executados da melhor forma as indústrias têm implementado tecnologias capazes de gerar monitoramento contínuo em suas operações através de dados coletados em campo, sensores, e demais técnicas.

 

A tecnologia ideal para esse tipo de monitoramento é o Digital Twin, que consiste em um fluxo contínuo de dados entre ativo real e digital. Através do uso dessa tecnologia as indústrias têm em mãos as ferramentas necessárias para monitorar, gerir e predizer possíveis cenários dentro de uma operação.

 

A aplicação do Digital Twin não somente proporciona maior controle sobre a integridade de ativos como também o melhor gerenciamento de pessoas em campo, áreas de maior degradação, tempo de execução de atividades de manutenção e inspeção, como também o orçamento necessário para execução dessas atividades.

 

Acidentes e falhas são também grandes responsáveis na questão ambiental para as plantas de mineração. Acidentes nesse tipo de operação podem facilmente desencadear a contaminação de afluentes próximos, solo, e a destruição de biomas inteiros, causando impactos no meio ambiente que poderiam ser evitados através de um controle total sobre a operação

 

Ter uma ferramenta Digital Twin é um grande aliado para que desastres dessa magnitude sejam evitados e que a segurança e uso de energia sejam aproveitados da melhor maneira. 

 

Com softwares que utilizam essa tecnologia, a indústria é capaz de prever esses acidentes e evitar interrupções inesperadas, o uso do Digital Twin também tem a proporcionar o melhor desempenho e performance de ativos, promovendo rentabilidade com responsabilidade ao futuro.

vidya mining structure vidya software

Na aplicação de Digital Twin em uma campanha com o objetivo de gerenciamento e Controle de Proteção Anticorrosiva em Ativos de Manuseio de Minério a Vidya resolveu esse desafio com o Vidya Software, nossa solução movida pelas tecnologias Digital Twin e Artificial Intelligence.

 

No projeto, já desenvolvemos com sucesso o Digital Twin do ativo, com base no modelo 3D e documentos de engenharia.

 

No momento, estamos no estágio de varredura de campo. Portanto, estamos usando fotogrametria e ortofotos por meio de técnicas de varredura a laser 3D do ativo para alimentar o Gêmeo Digital com ainda mais informações. Além disso, também estamos realizando uma inspeção visual do ativo em campo. E usando nosso aplicativo móvel para coletar dados de corrosão, com base no fluxo de trabalho de avaliação de corrosão e intemperismo.

 

Clique e Saiba mais!

mining industry site seen from aboveMineração e Transformação Digital - Uma combinação sustentável
Paper factory, storageDigital Twin: Levando o setor de Papel e Celulose à Transformação Digital