Você já ouviu falar em LOD (Level of development)? O LOD é um padrão industrial de refinamento 3D em múltiplos níveis. Cada nível representa uma fase da construção e refinamento do projeto desde sua fase de design à operação, entre outras métricas importantes, como agendamentos, animação, e desempenho em campo.
Read: Os 3 níveis do Digital Twin.
São 6 os níveis de refinamento de um LOD, vamos explicar cada um deles.
LOD 100 – Design
O primeiro nível é atrelado à fase de concepção do projeto. Neste nível é estabelecido uma representação 3D Bruta do projeto com dados de geolocalização, área, volume e altura do modelo.
LOD 200 – Modelo esquemático
Esse nível de modelagem traz dados um pouco mais representativos à visualização 3D. Além de dados quantitativos mais próximos à realidade como orientação, tamanho, formas. É nesta fase também que são atrelados ao modelo outros tipos de dados que não necessariamente estão relacionados ao modelo 3D.
LOD 300 – Detalhamento
O terceiro nível de detalhamento já apresenta detalhamentos gráficos mais detalhados, representando fielmente o projeto em tamanho, área, dimensões gerais e dados não atrelados ao modelo 3D. Esse nível é o último na fase de design.
LOD 350 – Documentação
Esse nível de detalhamento vai ser o responsável por organizar todos os elementos do modelo 3D e processar sua interação com diferentes sistemas e elementos de forma gráfica.
LOD 400 – Fabricação
Já nesse nível de detalhamento da-se a fase de construção do projeto. Esse nível contém toda documentação, cronogramas, e especificações necessárias para a fabricação dos elementos do modelo.
LOD 500 – Construção
O último nível de detalhamento traz todo o conjunto de informações reunidas nos níveis anteriores com adição de custos e execução dos projetos.
Esses vários níveis de detalhamento são usados em modelos BIM, mas podem também podem ser atrelados a modelos Digital Twin. Cada nível de detalhamento faz parte de uma fase de concepção de projeto e quanto maior seu detalhamento, maior os dados a serem analisados para sua execução e operação, resultando em maior precisão de informações dispostas no modelo digital.
O LOD NA PRÁTICA
Como é de se imaginar quanto maior o nível de detalhamento de um projeto, estrutura, ou equipamento mais caro será sua implementação. Outro ponto importante é diferenciar os níveis de detalhamento da tecnologia Digital Twin, que não precisa necessariamente do LOD para manter um fluxo contínuo de dados entre ativo real e ativo digital, entretanto, ter um nível de detalhamento alto em um Digital Twin é a oportunidade de um suporte visual mais detalhado.