As indústrias de sistemas de tratamento de água são extremamente importantes para nossa sociedade e, assim como qualquer outra indústria, possuem desafios que podem ser solucionados através da transformação digital.

 

Existem vários tipos de plantas quando falamos sobre tratamento de água. Cada uma delas com suas particularidades específicas de acordo com o seu produto final. Entre elas se destacam:

 

  • Filtração
  • Amaciamento
  • Adição de químicos
  • Filtração de meia corrente
  • Pós-tratamento

 

Embora as instalações para cada tipo específico de operação seja diferente, elas compartilham entre si muitos equipamentos e máquinas, como reservas de aquecimento, refrigeração e tanques de distribuição.

 

A operação desta indústria envolve o manuseio de vários aditivos químicos para tratamento de água, e até mesmo alguns tipos específicos de minerais, com o objetivo de diluição dentro dos tanques.

 

Dessa forma, podemos entender que os equipamentos e máquinas necessários durante a operação estão em constante contato com substâncias capazes de acelerar o processo de corrosão em encanamentos e tubulações, que se não tratado de acordo com os procedimentos estandardizados, pode levar a falhas e acidentes de proporções catastróficas.

water treatment

Além disso, como qualquer outra operação complexa, a indústria de tratamento sofre com o número elevado de ativos que necessitam de monitoramento contínuo para garantia de uma operação segura, e com bom índices de performance e rendimento.

 

Para que esses obstáculos sejam solucionados da melhor maneira, o setor de água pode fazer uso de tecnologias da transformação digital para que o monitoramento contínuo e necessário nessas plantas possa ser realizado da melhor forma.

 

Entre essas tecnologias, podemos destacar:

 

IoT (Internet of Things)

Digital Twin

Inteligência artificial

 

A combinação dessas 3 tecnologias tem levado muitas indústrias a melhores rendimentos e resultados em suas operações através da automatização de tarefas.

 

Através de sistemas Digital Twins, alimentados com dados provenientes de sensores IoT instalados em campo, e com a leitura, e identificação de padrões através de algoritmos de inteligência artificial, a indústria tem a possibilidade de acesso à dados de extremo conhecimento de valor que são cruciais para tomada de decisões e execução de planos de ação.

water wate treatment

Para o cenário das indústrias de tratamento de água, a solução pode ser implementada através de sistemas digitais capazes de gerir e centralizar informações em tempo real de uma operação inteira, sendo capaz de identificar áreas com maior desgaste, perda de produtividade, ou até mesmo previsões orçamentárias envolvendo execução de tarefas.

 

Ou simplesmente com a adoção de Hardwares inteligentes, que instalados dentro das tubulações, podem fazer a medição do nível de corrosão e enviar os dados de monitoramento para uma central cloud, onde essa informação possa ser interpretada da melhor maneira possível.

 

Os obstáculos envolvendo a operação dessas indústrias não são simples, mas certamente com o apoio das tecnologias que tem revolucionado as operações industriais ao redor do mundo, podem ser contornados e transformados em novas oportunidades de evolução pautada na digitalização

 

wind energy plantTransição energética é possível através da tecnologia
architects with tablet in front of LOD building modelsO que são os niveis de LOD