A transformação digital vem tendo grande destaque no meio industrial ao longo dos últimos anos. Novas tecnologias possibilitaram o controle operacional em tempo real, alcançando constante otimização dos processos industriais. Atividades que antes eram realizadas manualmente passam a se tornar mais rápidas e assertivas com a digitalização da informação.

Essas são algumas das premissas que tem chamado a atenção de muitos gestores de grandes empresas. Nesse texto abordaremos alguns pontos importantes para o entendimento dos desafios e vantagens que a transformação digital trouxe ao cenário industrial.

oil-platform-on-the-ocean-offshore-drilling-for-ga-V4MRA7T

Como a transformação digital tem possibilitado novos modelos de gerenciamento?

Tecnologias como IoT (Internet of Things), IA (Inteligência Artificial), Digital Twin e Computação em Nuvem, são alguns dos agentes da transformação digital. A popularização dessas tecnologias alavancou o seu uso dentro das mais diversas operações industriais, possibilitando com que as empresas tenham uma melhoria significativa da eficiência dentro das suas operações. Um relatório publicado pela PwC estimou que as operações de digitalização podem reduzir os custos operacionais nas indústrias de Óleo e Gás em 20% e aumentar a eficiência da planta em 12%. O uso de sistemas digitais também é responsável pela flexibilidade na adaptação da cadeia de produção de acordo com mudanças drásticas de cenário ou mudança de demandas por parte dos clientes.

Além de tudo, o acesso a vários dados de diversas frentes dão suporte a garantia de qualidade e conformidade com as demais normativas legais que regem todo o processo.

Embora a transformação digital tenha proporcionado novas formas de retorno sobre investimento, ainda é necessário que as indústrias incorporem ainda mais essas novas tecnologias dentro das suas operações. A digitalização de dados já é um pré requisito para as indústrias que querem se manter competitivas dentro do mercado. Baseado em um relatório da Technavio estima-se que o mercado global de transformação digital em Óleo e Gás crescerá US $ 34 bilhões entre 2019 e 2023, já em outro estudo acredita-se que o setor perde US $ 1,6 trilhão em receita por deixar de adotar totalmente o digital.

 

Quais são as vantagens que a adoção das novas tecnologias traz ao meu processo?

A partir do momento em que temos vários dados sendo gerados por diversos componentes de diversos sistemas, tornamos o processo interconectado e ainda mais assertivo. Os dados gerados são armazenados em nuvem, onde podem ser acessados pelos operadores e gestores em qualquer momento e em qualquer lugar.

O acesso a esses dados, proporciona uma visão ampliada de toda a operação, gerando insights mais precisos e rápidos, se comparado aos métodos tradicionais de gerenciamento.

Planos de manutenção e inspeção tornam-se mais assertivos, pois são planejados com uma visão sustentada com informações em tempo real do processo e fundamentados sobre uma base de dados precisa, tornando possível o aprimoramento de manutenções preventivas e corretivas, possibilitando a localização de falhas mais rapidamente e otimizando o tempo de deslocamento dos operadores dentro da planta.

A interconectividade dos vários elementos dentro de uma instalação industrial é outra ferramenta que as indústrias têm usado a seu favor. Com a popularização da computação em nuvem, podemos hoje ter diversos aparelhos mobile, como celulares e tablets, que conectados à uma rede fornecem informações cruciais para tomadas de decisões estratégicas em apenas alguns cliques, substituindo as pilhas de papéis e planilhas empregados em métodos tradicionais.

 

industrial-engineer-and-workers-discussing-machine-GXQPJ2F

 

O uso desses aparelhos mobile conectados às redes de dados industriais, tem tornado o processo mais dinâmico e flexível. Toda a leitura e busca por informações necessárias, além do gerenciamento de ordens de serviço e demais documentações acerca dos processos passam a estar disponíveis em tablets e celulares que podem ser acessados rapidamente e remotamente por diversos membros da equipe.

Os dados captados pelos sensores IoT também possuem um papel fundamental na garantia de uma operação contínua, a partir deles os sistemas de gerenciamentos de dados podem ser alimentados com informações coletadas em tempo real do processo, possibilitando a garantia de um funcionamento ininterrupto de toda a operação, detectando falhas mais rapidamente e monitorando constantemente a integridade dos ativos industriais.

Dentre todas as tecnologias ascendentes da transformação digital, o Digital Twin é uma que possui grande destaque e importância, a partir dele pode-se calcular e monitorar comportamentos e tendências de um ativo dentro de um determinado cenário. Com a ajuda de algoritmos de Machine Learning, cálculos sobre possíveis cenários são induzidos e a partir disso é possível fazer a análise da necessidade de inspeção ou manutenção de um determinado elemento e também seu tempo de vida remanescente.

O gerenciamento de integridade de ativos também é uma das atividades que podem ser otimizadas por meio das tecnologias primordiais proporcionadas pela transformação digital. Através de dados coletados e dispostos dentro de modelos 3D, podemos ter acesso a informações referentes ao cenário real de cada ativo, sua necessidade de inspeção ou manutenção e otimização do seu ciclo de vida.

Os modelos 3D também proporcionam ao usuário uma personalização de acordo com as necessidades específicas da sua operação. Por meio dele, é possível ter acesso a diferentes módulos de análise. Informações como áreas de maior desgaste, mapas de calor e medição de espessura podem ser acessadas digitalmente, corroborando o fluxo contínuo de informações acuradas em tempo real

Se você ainda não sabe o que é gerenciamento de integridade de ativos tenho um conteúdo detalhado que vai te ajudar a entender a importância deste tipo de gerenciamento. Clique aqui para acessar!

 

As perspectivas da indústrias sobre a implementação dessas diversas técnicas

Sem dúvida alguma, as revoluções proporcionadas pela transformação digital tem apresentado novas possibilidades competitivas entre as grandes indústrias. A flexibilização de um modelo de operação também é outra funcionalidade que agradam os gestores.

Como vimos anteriormente, há ainda uma certa dificuldade no tempo de adaptação das indústrias às tecnologias da transformação digital. Dessa forma, muitas indústrias optam pela utilização de softwares especializados que tornam esse trabalho de implementação e adaptação dentro de um processo industrial mais rápido.

Essas novas tecnologias tem gerado grandes impactos e proporcionando novos horizontes para muitas empresas. A digitalização dos dados, interconectividade e interoperabilidade de operações tem se mostrado uma grande aliada na estratégia de otimização de atividades que antes demandavam muito tempo e dinheiro.

Agora que entendemos um pouco mais sobre o papel da Transformação digital nas indústrias, temos um conteúdo que vai te ajudar a entender quais são os softwares especializados que trarão grandes resultados para a sua empresa. Clique aqui e leia!

About the Author: Andre Andrade
indsutrial pipelines and valves with red wheels onSoluções para monitoramento de Corrosão interna
oil platform on the ocean offshore drillingFaça parte da Transformação Digital com o Vidya Software