Responsável por uma parcela considerável de falhas e também dos custos com manutenção nas indústrias de processo, a corrosão é um mecanismo de degradação que requer atenção dos gestores de integridade e manutenção. O monitoramento dos processos corrosivos faz parte da rotina de muitas indústrias, em especial as de processo como refinarias, petroquímicas, FPSOs e outras plantas.

Plantas como essas normalmente processam fluidos com composições tais que os tornam corrosivos aos equipamentos e tubulações do processo, monitorar a corrosividade do processo é muito importante para gerar dados sobre corrosão interna, permitindo planejar ações de controle e prevenção.

industrial-pipelines-and-valves-with-red-wheels-on-6BWCRQG

Entenda porque o monitoramento de corrosão interna é essencial para a operação adequada das plantas industriais. Eu tenho um conteúdo que fala tudo sobre o assunto, clique aqui para acessar!

O custo de reposição de componentes e recuperação estrutural é muito mais alto do que o de prevenção e controle de corrosão, por conta disso, é muito importante na operação de processos mais críticos implantar planos de monitoramento de corrosão interna para que sejam detectadas taxas de corrosão que acarretem a perda de vida útil de tubulações e equipamentos

Para isso, faz-se o uso de hardwares específicos em pontos estratégicos dos processos, tubulações e equipamentos, como cupons de corrosão, sensores, sondas e dataloggers de monitoramento de corrosão interna. No caso dos cupons, que são corpos de prova inseridos no meio corrosivo nestes pontos estratégicos, que passam por análises laboratoriais após um determinado período de exposição para que sejam calculadas perdas de massa. Casos em que existem sondas de corrosão por resistência elétrica, mede-se a taxa de corrosão através do aumento de resistência elétrica no elemento sensor, possibilitando monitorar a corrosão de forma online.

Se você ainda não está familiarizado com a necessidade de uso dos cupons de corrosão e sondas de resistência elétrica no monitoramento de corrosão interna, recomendo que leia este texto que vai te deixar por dentro da funcionalidade de cada um deles!

Aqui na Vidya nós desenvolvemos e produzimos tecnologias para as indústrias que necessitam empregar técnicas de monitoramento de corrosão e realizar a gestão de integridade dos ativos durante as suas operações. Sabendo da necessidade de se ter dados precisos, e até mesmo se adequar às normas que regulamentam os setores, nosso time de especialistas desenvolveu uma série de Hardwares para monitoramento corrosivo.

 

Nossos produtos fazem o uso de tecnologias de ponta, para que as necessidades da sua empresa sejam atendidas com o que há de melhor no mercado e que só um time de especialistas em processos de corrosão poderiam desenvolver.

 

Vamos conhecer quais são esses produtos?

 

Cupons de Corrosão

 

Coupon 1 (1)

 

Nossos cupons de corrosão interna são confeccionados em uma série de padrões dimensionais e materiais certificados. Além disso, a Vidya fornece acessórios como espaçadores e suportes para diferentes faixas de temperatura. Os cupons tem qualidade atestada, por conta da sua fabricação somente com materiais certificados e processos a frio. Além disso, todos os cupons são embalados individualmente em envelopes impregnados com inibidor volátil de corrosão, todos com números de série, podendo ser com ou sem pré-pesagem de fábrica.

 

Sondas de resistência elétrica

 

probe-1

 

As sondas Vidya ER são totalmente compatíveis com conexões de acesso padrão de mercado de 1 ½ ou 2 polegadas, tanto para recuperadores mecânicos quanto hidráulicos. Sistemas de conexão personalizados também estão disponíveis.

Os sensores Vidya ER têm alta velocidade e alta resolução, proporcionando variação mínima nas taxas de corrosão em poucas horas, mesmo para baixas taxas de corrosão.

 

IoT Data Logger

 

Coupon 1 cópia 2

 

Com esse dispositivo é possível ter dados de corrosão interna sendo enviados diretamente à uma central de controle acessada pela plataforma Vidya Cloud, permitindo que análise para tomadas de decisão seja feita com a frequência que o processo requer. Os dados do Data Logger podem ser acessados via App Android (Tablets e Smartphones), o dispositivo também conta com certificados Anatel e Atex/EX.

 

O Data Logger Vidya, é equipado com bateria e memória, possibilitando a medição e armazenamento automatizado das taxas de corrosão das sondas. Essa é uma tecnologia ideal para os mais diversos processos, como os de água industrial, químicos, de óleo e gás. Além disso, o dispositivo também possui comunicação sem fio por BLE, possibilitando o acesso remoto aos dados.

 

 

Ferramenta Retrátil

 

Retractable tool

 

É um acessório comumente usado tubulações industriais para inserção de cupons de corrosão e sondas, em processos onde a pressão é de até 1500 PSI / 10,3 MPa e temperaturas de até 500º F / 260º C.

Usando a Ferramenta Retrátil, é possível inserir e remover um cupom por meio de uma válvula de isolamento permanente. Dessa forma, você não precisará despressurizar ou isolar constantemente o processo, possibilitando realizar o monitoramento da corrosão durante a operação normal.

 

Suportes de Cupom

 

Holder 1

 

Usado para suspender cupons de corrosão na conexão existente no ponto de monitoramento, os suportes de cupom Vidya são projetados para atender às aplicações mais comuns, com diversas configurações de conexão, roscas, materiais e comprimentos. Se o seu processo tiver requisitos específicos para este acessório, podemos personalizá-lo.

São esses os produtos que vão garantir um monitoramento corrosivo preciso e eficiente dentro da sua instalação industrial, garantindo a longevidade da vida útil dos ativos e reduzindo os custos de manutenção.

Não perca mais tempo, fale hoje mesmo com um de nossos e especialistas e conheça as soluções da Vidya para a sua empresa! Clique aqui e saiba mais

oil pipelineComo é realizado o monitoramento de corrosão nas indústrias?
offshore platformNovas possibilidades de gerenciamento através da Transformação Digital