Big Data é um termo popularizado desde a Indústria 4.0 e tem sido amplamente utilizado em muitos setores da indústria e de tecnologia. Mas, afinal, o que é Big Data e qual é sua contribuição para os processos e operações industriais?
O Big Data começou a se popularizar em meados de 2013 e, desde então, vem crescendo cada vez mais e se tornando uma técnica essencial para as indústrias de hoje.
Basicamente, Big Data é a capacidade de analisar, processar e armazenar grandes quantidades de dados, de forma que essa análise possa gerar um conhecimento valioso que não seria possível com pequenas quantidades de dados.
Big Data é responsável pela leitura de vários tipos de dados, incluindo dados estruturados e não estruturados.
Dados estruturados
Dados estruturados são dados que possuem um padrão, estrutura e forma muito rígidos específicos para um determinado banco de dados. Este tipo de dado não suporta formatos de carregamento diferentes daqueles pré-estabelecidos pelo sistema.
Dados não estruturados
Dados não estruturados são aqueles que não possuem uma estrutura rígida e podem ser dinâmicos e flexíveis, sem qualquer tipo de restrição ou limite. Dados de redes sociais e documentos de texto são exemplos típicos de dados não estruturados.
A importância do big data em processos e operações industriais
O setor industrial é caracterizado pela grande complexidade de suas operações, o que pode gerar riscos para as operadoras se algo não for planejado.
Aplicar os conceitos da indústria 4.0 às suas operações está tornando as indústrias mais digitalizadas, de modo que enormes quantidades de dados sobre processos, operações, ativos e equipamentos são gerados.
E é aí que o Big Data vem gerando otimização neste setor. Usando técnicas de processamento de dados, os engenheiros são capazes de interpretar e armazenar essas informações e gerar conhecimentos de alto valor que mais tarde se tornarão ações.
O Big Data trabalha com 03 aspectos principais em bancos de dados, são eles:
- Volume de dados
- Variedade de dados
- Velocidade de dados
Essas 03 características são fundamentais para que o Big Data possa cumprir seu objetivo dentro dos processos industriais. Além do grande volume de dados, esses dados são variados, podem ser estruturados e não estruturados e também precisam ser processados rapidamente para que as ações sejam realizadas no menor tempo possível.
Integração entre Big Data e Inteligência Artificial
A combinação de técnicas de Big Data com Inteligência Artificial é uma ótima ferramenta para otimizar o desempenho desses dados. Por meio da IA, os dados podem ser processados rapidamente, a identificação de padrões é feita por algoritmos, e a interpretação e leitura desses dados podem ser feitas de forma automatizada, e até mesmo de forma preditiva, por meio de Aprendizado de Máquina.
According to a survey conducted by Business Wire, the Big Data and AI market is estimated to be worth $27.3 billion by 2026.
The same report points out that Artificial Intelligence makes IoT data 27% more efficient and analytics 48% more effective for industry applications.
Assim, podemos concluir que o uso de tecnologias e técnicas capazes de extrair, processar e armazenar dados é essencial para indústrias que desejam gerar maior otimização, desempenho e até segurança em seus processos e operações.
A implementação de tecnologias capazes de gerar valor aos dados é um passo extremamente importante para a transformação digital.