IoT (Internet of Things) tem sido amplamente utilizado pelo setor de óleo e gás, formando uma grande rede de comunicação entre objetos físicos, que possuem qualquer possibilidade de comunicação entre si.
O uso desta tecnologia nas plantas industriais tem permitido a extração de quantidades gigantescas de dados, trazendo a tona a questão:
Como utilizar estes dados IoT de forma eficiente?
O caminho encontrado pelas indústrias de óleo e gás para que os dados possam ser usados de forma a gerar insights valiosos e transformá-los em ações que resultem em otimizações de performance, controle, segurança e maior fluidez do processo como um todo é através de sistemas que realizam o agrupamento desses dados e os organizam de forma a serem interpretados facilmente.
Com isso, pode-se entender que as indústrias que antes estavam em uma corrida pela implementação da tecnologia IoT em suas operações, hoje estão buscando formas de filtrar essas grandes quantidades de dados em plataformas centralizadas, facilitando sua leitura.
OS PASSOS PARA OBTER UMA OPERAÇÃO CENTRALIZADA
Apontado pela Gartner como uma das principais tecnologias dos últimos anos, o Digital Twin vem ganhando cada vez mais notoriedade entre os players do setor. Isso pode ser explicado pelas grandes vantagens que o uso dessa ferramenta proporciona aos processos.
Réplicas digitais além de providenciar dados em tempo real da planta inteira, podem ser ferramentas responsáveis pela automação de tarefas que geram maior segurança à operação.
Com uma base de dados alimentada pelas redes IoT e outras técnicas de captura de dados, o Digital Twin pode ser a ferramenta ideal para análise de
- Áreas que necessitam de manutenção
- Índices de degradação acima do padrão
- Escalonamento de equipes
- Custo e tempo de execução de tarefas
O uso dos Digitais Twin vem possibilitando o monitoramento digital de dados em operação. Além de ser um fluxo contínuo de dados entre ativo real e réplica digital, o Digital Twin pode ser ainda incrementado com modelos 3D. O uso desses modelos são importantes para:
- Monitoramento contínuo de ativos
- Visão sobre todas as fases do PLM (Product-Lifecycle-Management)
- Ganho em performance de ativos
- Histórico de informações dos ativos
O uso de Digital Twin alinhado a sensores IoT é essencial para indústrias que querem ter o DNA da transformação digital em sua operação. Através da combinação dessas duas tecnologias a indústria de óleo e gás pode não somente ter em mãos dados sobre sua operação, como também pode transformar esses dados em ações para otimização em tempo real de performance de ativos.
Dessa forma, fica claro a importância e capacidade de automação de sistemas data-driven, que além de tornarem dados em ferramentas de otimização, possam centralizar esse conhecimento de forma que operadores levem menos tempo para tomada de decisão.
Ainda, com o uso de Digital Twin, esses dados tornam-se ainda mais visuais de forma que pode-se ter acesso a seu histórico durante as fases do PLM e ainda geram a capacidade de predição de cenários futuros quando combinados a modelos preditivos de Machine Learning.
Basta agora as indústrias caminharem em direção a essa nova onda da digitalização e terem em mãos ferramentas que gerem valor através da combinação inteligente entre essas tecnologias.