As tecnologias impulsionadas pela Indústria 4.0 e a Transformação Digital vêm auxiliando muitas indústrias a se adaptarem a um novo modelo de operação pautada pela digitalização, que está se estabelecendo no mercado. Dentre essas novas tecnologias, IoT(Internet of Things) é uma das que vem chamando a atenção devido às suas diversas aplicações.

tablet showing iot connection

A importância dessa tecnologia para a indústria e suas funcionalidades aplicadas às operações e processos já são bem conhecidas por grande parte do setor. Muitas empresas tendem a se adaptar a esse novo cenário para que possam usufruir da melhor forma os benefícios gerados pela aplicação dos sensores IoT.

Leia: Os segredos para melhor desempenho de sensores IoT em campo

IoT e ferramentas para a Indústria

Apesar de ser uma tecnologia surpreendente, os sensores IoT tem seu potencial acentuado quando usados em complementaridade com outras tecnologias, dessa forma, permitindo um leque maior de aplicabilidade. Entre elas pode-se destacar a colaboração com:

Digital Twins: Réplicas digitais de um objeto real, usados na coleta de informações alimentando um fluxo contínuo de dados do gêmeo digital.

Inteligência Artificial: Os dados coletados pelos sensores podem ser processados através de algoritmos para identificação de padrões e predição de cenários

Cloud: Com sistemas cloud os dados coletados pelos sensores IoT podem ser armazenados em plataformas descentralizadas facilitando acesso e interpretação dos dados.

Cruzando estas tecnologias é possível gerar valor em múltiplas disciplinas dentro das operações.

Leia: 5 passos para entender porque IoT é a tecnologia do momento

Sensores IoT aplicados para maior segurança dentro das operações

A gestão de integridade de ativos é a disciplina em que o uso da tecnologia IoT contribui diretamente com a continuidade da operação, segurança aos operadores, e a automatização de planos de manutenção e inspeção.

A disciplina de integridade de ativos pode ser aprimorada de várias formas, desde a coleta de taxas de corrosão em uma tubulação à softwares capazes de gerenciar uma planta industrial inteira. Algumas dessas ferramentas são:

IOT Data Logger

O data logger é um hardware para coleta de dados em tempo real equipado com sensores que coletam e armazenam automaticamente no data logger medições de resistência elétrica de sondas de corrosão. Esse dispositivo é aplicado em ambientes condutores ou não condutivos, como produtos químicos, sistemas de água, gás e petróleo. O Data Logger fornece acesso a dados em tempo real que são enviados à uma plataforma Cloud.

IIOT Data Logger Vidya

Saiba Mais

Vidya Digital Twin Software

O Vidya Software é uma plataforma usada para gerenciamento de integridade de ativos que consegue realizar a automação de planos de manutenção e inspeção, com base em informações coletadas em campo. Com o uso de Digital Twin, IoT, e Inteligência Artificial, essa plataforma permite com que uma planta industrial inteira possa ser replicada dentro de sua interface através de escaneamento 3D, modelos de engenharia, sensores, dados coletados em campo através de app mobile dentre outros fatores relevantes para a operação.

Vidya Digital Twin Software Partner

Todos os processos e dados estão diretamente ligados à representação virtual. Portanto, fornece um fluxo constante de dados e informações, que servem para prever, simular e gerar conhecimento para tomada de decisão.

Tendo esses dados em mãos, dentro do próprio software, é possível traçar planos de manutenção e inspeção, gerando cronogramas e ordens de serviço para inspeção.

O software permite melhor gerenciamento de recursos e mão-de-obra, permitindo o gerenciamento de ordens de serviço através de painéis BI personalizáveis que favorecem a visualização do status de ativos através de imagens, tabelas, gráficos, e widgets

Estas são apenas algumas das funcionalidades que essas ferramentas podem desempenhar. É graças ao DNA de inovação e resiliência na jornada da transformação digital que hoje as indústrias podem estar a frente de seu tempo e gerar cada vez mais valor às suas operações com tecnologias cada vez mais inteligentes e alinhadas às suas necessidades;

Clique aqui e baixe nossa apresentação.

Os principais fundamentos IoT (Internet of things)
Woman watch on stock market data on computerUm guia de utilização de dados IoT (Internet of Things)