A indústria do aço é uma das mais antigas e também mais impactantes no mercado atual. Apesar disso, diversos problemas atingem este setor há muito tempo, por conta da rigidez de diversos processos e do ambiente hostil que geralmente se encontram.
Este cenário faz com que a inovação neste ambiente seja bastante dificultosa, mas não que deixe de ser necessária.
Assim, neste post serão listados os principais problemas relacionados à indústria do aço, de modo que este entendimento permita com que o processo de inovação e melhoria de processos seja facilitado.
4 principais problemas na indústria do aço
1. Acidentes e ambientes hostis
Os processos na indústria de aço normalmente dependem de transformações térmicas em altas temperaturas ou químicas para gerar o produto final desejado. Esse cenário faz com que naturalmente o ambiente de trabalho dos operadores já possua bastantes riscos, sendo muito difícil evitar com que acidentes inesperados aconteçam com os operários em campo.
E somando estes contextos, ainda existe a dificuldade em realizar a inspeção e manutenção de maquinários e estruturas, que sofrem muito com o processo de corrosão, desgaste, integridade estrutural e estão nestes locais de difícil operação. Além disso, como será explicado mais à frente, os trabalhadores precisam atuar de forma bastante analógica e normalmente sem saber as reais prioridades dentro da operação.
Ou seja, fora o desgaste da própria planta estrutural, o ambiente de trabalho é bastante inseguro e desgastante para os operários também. Existem casos em que, por conta da alta temperatura dos processos, não é permitido ficar mais de 20 minutos no local em questão, o que limita a ação do operador e sua eficiência.
2. Monitoramento de processos
O processo de inspeção e monitoramento da operação industrial no setor de aço costuma seguir a tradicionalidade desse tipo de indústria, sendo necessário que operadores trabalhem de forma normalmente analógica.
Apesar disso, por se tratar de um ambiente crítico, realizar paradas na produção a todo momento para corrigir problemas que possam surgir é inviável, e o modelo atual de monitoramento desses problemas não consegue prever as falhas nos equipamentos e estruturas de forma eficiente, sendo muito suscetível a erros.
3. Manutenção
Além da dificuldade em realizar a inspeção em si por conta do ambiente hostil presente nas indústrias de aço, a etapa seguinte de manutenção dos problemas encontrados também é difícil.
A corrosão de equipamentos e estruturas é muito presente nestas indústrias e a realização da manutenção desses elementos também é muito complicada por conta do ambiente hostil, como comentado anteriormente. Além disso, a diversidade de processos complexos nesta indústria também dificulta o entendimento dos dados gerados a todo momento na operação, e a má gestão dessas informações em sistemas difusos e pouco tecnológicos prejudica a manutenção das estruturas.
Como consequência dessa falta de tecnologia, a predição de falhas na operação é muito baixa, levando normalmente à necessidade do uso de métodos apenas corretivos de manutenção e de paradas não planejadas.
4. Gestão de resíduos sólidos e emissão de poluentes
Outra consequência dos diversos processos de transformação da indústria de aço é a geração de subprodutos que não são reutilizados na operação. Por conta disso, ocorre a eliminação de muitos resíduos, inclusive com casos de descarte indevido no meio ambiente.
Além disso, a principal fonte de energia dessas indústrias é a queima de combustíveis fósseis para realização dos processos descritos anteriormente, o que também gera uma emissão de gases poluentes na atmosfera. Ambos os casos geram sérios problemas ambientais e colocam este setor industrial como um dos mais poluentes.
Conclusão
A rigidez dos processos da indústria do aço faz com que ela apresente diversos problemas causados por conta disso. Desde a dificuldade na inspeção e manutenção da operação, até a grande emissão de poluentes no ambiente, este setor precisa encontrar meios de otimizar seus processos para continuar atendendo as demandas dos consumidores, mas de forma mais eficiente e sustentável.
O reaproveitamento de resíduos, transição energética e adoção de tecnologias na operação têm sido os três principais caminhos que esse tipo de indústria está tomando para contornar os problemas apresentados. Clique aqui para saber mais!