August 26, 2022

Perspectivas para o setor de energia renovável

By Andre Andrade

renewable energy landscape

Há pelo menos 150 anos, a atividade humana tem sido a principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

 

 

A ameaça iminente de mudança climática tem impulsionado a necessidade de transição energética por parte do setor industrial. Desde o protocolo de Kyoto, as indústrias vêm desenvolvendo planos para uma operação mais sustentável, com maior controle sobre as emissões de carbono, balanceado ao desempenho dos ativos.

Posteriormente, o Acordo de Paris definiu a necessidade de conter a temperatura global em 2 graus Celsius anualmente. E, em 2021, a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) reiterou a necessidade de ações efetivas com urgência para conter as mudanças climáticas.

Segundo dados da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), o setor industrial foi responsável por pelo menos 24% das emissões de gases de efeito estufa em 2020. A combustão de combustíveis fósseis e o uso de reagentes químicos são os principais fatores responsáveis por esta alta emissão de gases.

O alerta sobre os impactos gerados pelo aquecimento global está em curso, e cabe agora às indústrias trabalhar para descarbonizar suas operações e seguir em direção a uma fonte de energia renovável.

Avanços no desenvolvimento de energias renováveis

 

I

Nos últimos anos, o acesso à tecnologia tem proporcionado um grande avanço na fabricação de energia renovável. A energia fotovoltaica e eólica são os métodos mais eficientes até o momento.

De acordo com um relatório produzido por Martin Armstrong, o custo da energia solar-voltaica foi de cerca de US$ 378 em 2010, caindo para apenas US$ 68 em 2019. A rentabilidade da produção deste tipo de energia já é melhor que a extração da energia nuclear e do carvão, por exemplo.

Entretanto, a transição energética para estas fontes de energia não é apenas uma simples mudança, mas um longo processo que ainda precisa de alguns capacitadores. Historicamente, as indústrias têm sido dependentes da energia proveniente da queima de combustíveis fósseis ou da eletricidade. Este legado mostra que a transição de energética exigida pela indústria tem um longo caminho a ser percorrido.

 

Leia: Understand the main processes involving the decarbonization of industries

 

Desafios para a transição

 

Embora o potencial econômico destas fontes de energia seja muito grande, ainda há grande dificuldade em preencher a lacuna em termos de eficiência energética e especialmente na escalabilidade deste tipo de energia.

Boas perspectivas em relação a estes desafios foram geradas com o desenvolvimento e implantação de baterias à base de lítio, capazes de armazenar grandes quantidades de energia e uma melhor compreensão de fatores que contribuem diretamente para a perda de energia, tais como transporte, manutenção, e especialmente, armazenamento.

aerial-view-on-the-solar-panel-technologies-of-re-2021-08-29-03-54-08-utc

Financeiro

A escalabilidade da energia renovável depende diretamente de investimentos para que os projetos nesta área possam ser executados. Por ser uma mudança abrupta entre fontes de energia, o apoio dos investidores é fundamental para o desenvolvimento desta tecnologia.

Infra-estrutura

Infelizmente, ainda existe uma grande lacuna na infra-estrutura para a aplicação de energia renovável em larga escala em todo o mundo. Este desafio está intrinsecamente ligado à necessidade de investimento no setor. Com o aumento das pressões políticas, mais investimentos estão sendo levantados. Entretanto, ainda há a necessidade de desenvolver uma infra-estrutura eficiente que possa suportar redes de grande escala.

Mudança de cultura e capacidade técnica

Como este é um novo processo, a aplicação de tecnologias de transformação digital a este tipo de operação tem o potencial de reduzir efetivamente as emissões de gases de efeito estufa de forma dramática. Mas para que isto aconteça, ainda há um longo caminho a ser percorrido em direção a uma mudança de cultura sobre nossos sistemas energéticos. Além da necessidade de melhorias técnicas para que as indústrias possam se adaptar a um novo cenário energético.

Como o Digital Twin pode fortalecer a transição e a eficiência energética

 

O digital twin é uma tecnologia que consiste em um fluxo contínuo de dados entre os ativos reais e suas réplicas digitais. O uso inteligente de dados de campo ou quaisquer dados disponíveis através de operações de dados e algoritmos preditivos proporciona uma consciência operacional holística baseada em dados reais contextualizados sobre o que está realmente acontecendo na operação.

Tais informações tornam-se indispensáveis para monitorar o ciclo de vida, o desempenho e a eficiência energética dos ativos nas redes.

Através do conhecimento de alto valor gerado pelo gêmeo digital, as indústrias em fase de transição para fontes renováveis têm a oportunidade de ter um grande aliado nesta jornada, sendo o gêmeo digital uma tecnologia que vem gerando excelente otimização dentro dos processos e operações industriais, especialmente aquelas que têm como objetivo claro e definido a adequação de seus processos à net-zero. Preencha o formulário no final para saber mais!

Leia Mais: understand the main concepts and applications of digital twin for the maintenance and operation phase.

 

Female an engineer in a helmet and an orange vest controls the operation of a wind turbine renewable using a tablet on the sky background

Conclusão

Apesar da necessidade global de conter o aquecimento global, ainda há alguns desafios que precisam ser resolvidos para que a energia renovável seja mais eficiente e escalável para muitas pessoas.

Felizmente, com o advento da transformação digital, temos os subsídios necessários para que a transição energética seja efetivamente realizada com conhecimento técnico e apoio financeiro.

Entenda em detalhes como as tecnologias digitais estão apoiando a transição de energia nas indústrias, preenchendo o formulário abaixo.

steel industryPrincipais problemas que ocorrem na operação e manutenção de Indústrias de Aço
Artificial intelligence, brain getting measured by light rayO papel ativo da IA no futuro das indústrias
Go to Top