Intro

O processo corrosivo é um dos principais desafios para as industrias de óleo e gás ao redor do mundo. Desde o processo de extração até o refino e transporte a corrosão é elemento presente nas plantas deste setor.

Além de ser um problema de alto risco para operadores em campo, a corrosão também é responsável por um grande custo. Segundo a NACE o custo de prevenção de corrosão em um ambiente industrial gira em torno dos 49 bilhões de dólares, sendo pelo menos 50% deste valor referente à corrosão atmosférica.

Neste Blog falaremos um pouco sobre os principais desafios e impactos gerado pela corrosão nas indústrias de óleo e gás.

O processo corrosivo

Apesar do processo de corrosão ser algo natural, há um enorme esforço em busca do retardamento deste processo. O uso de aditivos e revestimentos são algumas das técnicas empregadas na retardação do processo.

A corrosão de um metal é definido como um processo de oxirredução. Ou seja a partir da interação química ou eletroquímica de um metal com o ambiente o resultado será a oxidação, normalmente por conta da exposição à água e oxigênio.

O ambiente marítimo em que indústrias de Óleo e Gás estão inseridas, além do extensivo uso de metal em sua estrutura, proporciona o cenário ideal para proliferação da corrosão, sendo esta, um dos principais fatores de preocupação por parte dos gerentes de integridade.

close-up-rusty-steel-bolt-nut-and-washer-

Além de proporcionar inúmeros riscos às pessoas em campo, a corrosão dentro do setor de óleo e gás pode ser responsável pela degradação de equipamentos, impossibilitando seu funcionamento.

As consequências de um processo corrosivo sem controle certamente serão sentidas rapidamente.

Os desafios da Indústrias

Além de demandar alto investimento e esforços para gerenciamento do processo de corrosão, quando o problema não é devidamente mitigado de forma adequada há um iminente risco de parada.

Não é raro uma indústria necessitar suspender sua operação por conta da necessidade de substituição de algum componente corroído.

oil-and-gas-refinery-plant-form-industry-

Alinhado a isso,o processo de refino de petróleo é também caracterizado pelo uso de substâncias químicas de alta agressividade corrosiva ao metal durante o processo de destilação.

Embora técnicas mais comuns como o monitoramento a partir de cupons, a execução de pintura de revestimento e também o uso de aditivos químicos sejam amplamente utilizados, há maneiras de gerenciar este processo mais eficientemente com menor tempo e menos recursos.

Transformação Digital

Com o advento da digitalização de processos e automação indústrial hoje ja é possível com que indústrias utilizem-se de sistemas digitais para auxilio de gerenciamento de corrosão em suas plantas.

Tecnologias como Digital Twin, Virtual Reality e escaneamento 3D estão revolucionando o setor industrial. A partir delas, aplicações voltadas ao gerenciamento de integridade podem ser utilizadas.

O auxilio digital além de fornecer maior eficiencia, demanda menor tempo e força de trabalho, sendo uma ótima alternativa para indústrias do setor de óleo e gás.

Conclusão

Embora o processo corrosivo dentro de operações de óleo e gás seja um problema que envolva muitos custos, segurança de operadores e até mesmo paradas produtivas, é através da transformação digital e tecnologias desenvolvidas que as indústrias podem gerenciar esse comum problema com maior assertividade e menores custos.

Clique para entender mais!

 

 

structural-detail-in-steel-with-joints-betweenEntenda o que é Integridade estrutural e como pode ser evitada
steel industryPrincipais problemas que ocorrem na operação e manutenção de Indústrias de Aço