As indústrias ao longo dos anos tem se ambientado cada vez mais a importância do uso de sistemas digitais de gestão da integridade de ativos em sua produção. A essencialidade de tais medidas para a manutenção de um processo contínuo, com as mínimas perdas possíveis, já é conhecida por parte de muitos gestores e a implementação de novas tecnologias que otimizam a gestão de integridade destes ativos já faz parte das grandes empresas.

Se você ainda não sabe bem como um gerenciamento de integridade ativos funciona, recomendo que você leia um material exclusivo que nós da Vidya preparamos pra você! Basta clicar aqui para acessar.

É claro que por mais que o assunto já seja conhecido pela indústria, existem ainda muitas dificuldades de adaptação a esse cenário. Dentro de uma planta industrial existem milhares de ativos que necessitam de atenção, e fazer o gerenciamento de uma grande quantidade destes ativos manualmente é simplesmente impossível.

Temos de levar em consideração ainda que a produção de determinadas plantas industriais funcionam 24h por dia 7 dias na semana e que o custo de uma interrupção repentina neste processo certamente acarretará em perdas gigantescas para a empresa.

Eis aqui o primeiro dilema na hora de se implementar um sistema de gerenciamento de integridade de ativos: o equilíbrio entre rentabilidade e intervenção.

Há sinais que nos mostram quando uma indústria precisa rever a funcionalidade de seu processo. Se dentro de um processo existem muitas interrupções, ou até mesmo a dificuldade de se localizar a fonte de pequenas falhas, então é sinal de que seu gerenciamento de integridade não está operando da melhor forma.

Ou se ainda, os operadores não se sentem seguros e há uma preocupação de que os setores de manutenção não estão recebendo os investimentos necessários, talvez seja a hora de rever os procedimentos da empresa e adotar outras formas de gerenciar esses ativos para que seu ciclo de vida seja otimizado e maiores problemas sejam evitados.

WhatsApp Image 2020-05-18 at 16.41.38

Uma boa gestão da integridade certamente irá influenciar diretamente no custo de inspeção e manutenção dentro de uma instalação industrial. Se os ativos podem continuar a desempenhar sua função sem gerar riscos ou interrupções inesperadas, os custo com manutenção irão ser reduzidos, visto que só terão de ser interrompidos no momento oportuno.

Quando há uma lacuna na gestão de ativos industriais, pode-se observar que a rotina de manutenção torna-se maior gerando muitos gasto que poderiam ser evitados. Inspeções que não estavam no cronograma tem de ser feitas por conta das diversas falhas que passam a acontecer, e no fim das contas sai mais caro para indústria reparar essas falhas do que simplesmente prevenir que aconteçam por meio de um bom gerenciamento de integridade.

 

E quais são as alternativas adotadas pelas indústrias?

Hoje muitas indústrias têm buscado softwares especializados em Asset Integrity Management. Graças às revoluções da Indústria 4.0 e a implementação de novas tecnologias na indústria, temos disponíveis hoje aplicações voltadas especialmente a gerenciamento de integridade de ativos. Por meio delas pode-se ter acesso a um banco de dados com todas as informações pertinentes aos ativos e sua vida útil. Estes softwares geram mobilidade aos gestores por conta da sua interoperabilidade, o trabalho de análise e tomada de decisões passa a ser feito em qualquer lugar.

Essas aplicações são equipadas com dashboards específicos, que facilitam a interpretação dos dados captados. Uma planta que envolve um grau de complexidade como as de Óleo e Gás e Petrolíferas, tem milhares de ativos em sua estrutura, e estes, têm uma enorme quantidade de dados importados constantemente aos softwares dedicados. É aí que as tecnologias de Business Intelligence auxiliam na organização destes dados para que se possa ter uma análise acurada e as decisões sejam tomadas corretamente pelos gestores.

WhatsApp Image 2020-05-18 at 16.44.58

Esses softwares já se mostraram cruciais dentro das indústrias, suas funcionalidades tem revolucionado a forma com que fazemos gerenciamento de integridade de ativos. E seus retornos tem agradado muito. Não é mais necessário ter que ficar preso à rotinas insanas de manutenção e inspeção gastando valores astronômicos para manter a produção rodando.

Agora que você sabe que todo esse trabalho pode ser auxiliado por meio de softwares especializados, que tal conhecer quais são os softwares e toda a tecnologia que eles agregam ao seu processo. Clique aqui e acesse um material especial feito pra você que quer ter os melhores resultados na sua empresa!

close up industrial view of oil refinery plantPreveja custos e otimize a integridade de ativos com o Vidya Software
industrial pipelineA importância do monitoramento de corrosão na indústria