Desde a antiguidade a atividade mineradora esteve presente nas civilizações, e desde então teve um papel muito importante no fornecimento de matéria mineral para o desenvolvimento de ferramentas, tecnologias e insumos.

A importância deste setor industrial é inquestionável. Entretanto, o setor enfrenta em seu caminho diversas dificuldades para que sua operação se mantenha rentável, segura, e com os mínimos impactos ambientais possíveis.

 

Por se tratar de uma operação muito complexa e que envolve em suas operações maquinários pesados, não é raro encontrar exemplos de acidentes ou falhas que comprometem a integridade de operadores e a continuidade da operação.

Coal mine

Além disso, o setor enfrenta diversas restrições e protocolos legais que buscam minimizar ao máximo os impactos ambientais gerados. 

 

São muitos os obstáculos no caminho desse setor, desde a busca por recursos minerais exploráveis à garantia de segurança a sua operação e operadores, além do  alinhamento com as diretrizes que buscam redução do impacto ambiental gerado pelo setor.

 

Apesar de todos esses obstáculos, a indústria mineradora pode superá-los através da transformação digital e tecnologias que envolvem este importante momento disruptivo das indústrias. A busca pela digitalização torna-se essencial para esse setor que necessita de soluções capazes de revolucionar sua operação

 

COMO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PODE REVOLUCIONAR A INDÚSTRIA MINERADORA

 

A transformação digital tem sido um dos grandes aliados dos mais diversos setores industriais. Foi através das tecnologias provenientes deste período que as indústrias têm em suas mãos as ferramentas necessárias para gerarem mais valor a sua cadeia produtiva através do uso de dados, centralização de informações e maior segurança.

 

Os principais responsáveis por essa revolução industrial são as técnicas de Inteligência Artificial, capazes de extrair e processar dados gerando conhecimento técnico valioso para tomadas de decisões. Os sensores IoT presentes em nossas vidas cotidianas nos mais diversos aparelhos, e que agora também invadem as instalações industriais, são os grandes responsáveis pela extração de informações e comunicação M2M (Machine to Machine) em tempo real.

Mining Crew on Site

  E por último, a tecnologia que talvez seja a mais fundamental e maior geradora de valor para as operações: o Digital Twin.

 

O digital twin consiste em um gêmeo digital de ativos, operações, ou até mesmo uma instalação industrial inteira, que recebe um fluxo contínuo e constante de dados que podem ser centralizados diretamente em uma plataforma digital. O digital twin tem o potencial de ser a tecnologia revolucionária para o setor de mineração.

 

A saída que muitas indústrias vêm tomando para integrarem essas novas tecnologias aos seus processos é feita através de prestadores de serviços especializados.

 

Para o setor de mineração, projetos com empresas que fornecem essas tecnologias podem ser o caminho para a transformação digital. São softwares e ferramentas que fazem o uso destas tecnologias que podem alimentar os gestores e dirigentes com informações valiosas para tomadas de decisões.

 

Essas ferramentas nos permitem ainda ter controle total sobre as várias etapas da operação, auxiliando na identificação de anomalias, perda de capacidade produtiva, e até mesmo falhas estruturais que podem desencadear acidentes.

 

É com o uso destas ferramentas que a indústria mineradora pode otimizar, gerando cada vez mais valor à sua operação. É tendo a transformação digital como objetivo que essas indústrias possam se reinventar e superar as adversidades recorrentes da sua operação.

 

Através do controle sobre informação, automação de tarefas e melhor gerenciamento de equipes em campo,  esta indústria pode gerar continuidade em sua operação reduzindo falhas, acidentes, e impactos ambientais.

 

Certamente a jornada para a nova era digital não é algo que possa ser executado da noite para o dia, mas sim, se trata de um longo processo no qual a consciência de que é necessário estar a par que com o uso das ferramentas tecnológicas de ponta existentes no mercado, é possível gerar resultados ainda melhores e contornar obstáculos. 

 

Se você quer entender quais são as ferramentas e softwares usados pelas indústrias para que possam garantir maior continuidade, reduzindo riscos e gerando melhor gerenciamento de equipes em campo, clique aqui e conheça o Vidya Software.

Bearded manual worker in work helmet watching forA disrupção necessária para o setor de Óleo e Gás
Technology board Data Analytics and Artificial IntelligenceBig Data e Inteligência Artificial: Revolução em coleta de dados