A transformação digital foi um período de muitas mudanças para as indústrias com a ascensão de muitas tecnologias inovadoras que ganharam aplicação dentro das plantas. Entretanto, foi por conta de diversas tecnologias advindas de uma área de conhecimento denominada Big Data que a revolução tecnológica começou a ganhar novas proporções.

 

Entenda como a transformação digital trouxe novas oportunidades de uso inteligente de grandes massas de dados através da digitalização de processos em um conteúdo que vai revolucionar o seu entendimento sobre o assunto. Clique e leia!

 

Em uma nova era digital onde Digitais Twin, sensores IoT, e algoritmos de Inteligência Artificial começam a ser aplicados dentro de uma planta industrial, é com o uso de métodos de Big Data que as vantagens da digitalização ganham forma.

data analyses with artificial intelligence

Dentro de uma operação industrial, são muitas as variáveis que precisam ser monitoradas e que podem ser melhor gerenciadas através do controle de dados.

 

O eficiente processamento de grandes quantidades de dados e a extração de conhecimento a partir deles são os principais objetivos alcançados com o uso de métodos de Big Data. Em uma instalação industrial são imensas as quantidades de dados estruturados e não estruturados que devem ser extraídos e processados.

 

Big Data se torna o principal responsável pela extração de conhecimentos úteis a partir dos dados estruturados e não estruturados. E com a extração e processamento dessas informações as indústrias são capazes de entender melhor seu presente e se preparar para o futuro.

 

MACHINE LEARNING E BIG DATA

 

É muito comum que a tecnologia de Big Data seja usada nas plantas industriais com o auxílio de algoritmos de Machine Learning. A junção de técnicas e métodos provenientes destas duas áreas (Big Data e Machine Learning) permite com que os dados extraídos possam ser processados e interpretados, gerando informações úteis para obtenção de insights, que não poderiam ser alcançadas sem a automatização do processo de obtenção de conhecimentos de alto nível a partir de dados e informações brutas.

 

O reconhecimento de padrões e cálculo de predições realizado pelos algoritmos de machine learning pode ser aplicado nas mais diferentes disciplinas dentro de uma operação ou processo. O uso destes algoritmos possibilita que as companhias tenham as ferramentas necessárias para entender seu mercado e segmentação, ter ajuda de dados para tomada de decisões, reconhecimento de padrões recorrentes a partir de dados passados e predições de possíveis cenários futuros.

 

Os ganhos gerados com o uso de Big Data alinhado com Machine Learning dentro dos processos industriais é algo que vem atraindo cada vez mais a atenção destas indústrias. Entretanto, há ainda uma grande lacuna quando o assunto é transição entre os métodos atuais e o auxílio na tomada de decisão por meio do processamento dos dados de forma mais eficiente.

O processo de transição deve ser cuidadoso, por conta da grande complexidade que envolve os processos industriais, e adequação ao pré-requisito fundamental que é a coleta de dados. É necessário que as indústrias encontrem a aplicação ideal dessas tecnologias para seus processos específicos.

 

Podemos dizer que a extração de dados e reconhecimento de padrões é apenas o primeiro passo em uma longa jornada até a transformação digital em seu patamar mais inovador.

 

O que as indústrias necessitam daqui em diante é caminhar em direção a transformação digital com estratégias eficientes e buscarem a integração com ferramentas que viabilizem a aplicação de conhecimentos de Big Data e Machine Learning em aplicações que façam sentido dentro da sua própria operação.

 

Dessa forma, as indústrias tendem a manter seu posto de competitividade dentro de um mercado competitivo, gerando maior valor sobre sua cadeia de produção com o uso de tecnologia alinhada a seus interesses.

 

Ter estas tecnologias como ferramentas significa não somente ter maior controle sobre variáveis pelo meio digital, mas certamente, ter em mãos as ferramentas necessárias para superar as adversidades de um mercado que cada vez mais exige flexibilização, redução de riscos, e predição de tendências. As indústrias que estiverem abertas à inovação com certeza serão aquelas que se sobressaíram e estarão mais preparadas para o futuro. 

Leia mais: Inteligência Artificial como alternativa para o setor de óleo e gás

Aerial view of southern mining factory, mine quarry in UkraineA jornada da transformação digital para o setor de Mineração
data analytics and artificial intelligence technologyBig Data and Artificial Intelligence: Revolution in data extraction