Constantemente as indústrias buscam pela redução máxima dos seus custos de operação, tendo como objetivo a rentabilidade máxima em seus processos. Desde a ascensão da transformação digital e popularização de tecnologias que revolucionaram a forma como as indústrias trabalham, muito pode ser feito em relação a otimização de processos para maior performance.

 

dirty-industry-stack-factory-2391

 

Conheça detalhadamente as principais mudanças que a transformação digital trouxe ao cenário industrial, clique e acesse!

 

Com o barateamento de microchips e sensores e avanços no aprimoramento e desenvolvimento de capacidade de cálculos e performance, tecnologias como IoT (Internet of Things) , Inteligência Artificial e Computação em Nuvem começaram a ser incorporadas nas indústrias. Essas tecnologias começaram a estar cada vez mais presentes em muitos equipamentos, máquinas e diversos tipos de componentes dentro das plantas.

 

A partir disso, houve o que pode ser chamado de digitalização da informação, grandes volumes de dados começaram a ser capturados por meio de sensores e armazenados em nuvem, proporcionando a interconexão de informações e atividades de várias frentes dentro das operações.

 

A INTERCONECTIVIDADE DE DADOS E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS

 

A quarta revolução industrial possibilitou a digitalização e a automação de tarefas, processos que antes eram feitos de forma manual, que demandam muito tempo, e estavam sujeitos a falhas operacionais, hoje passam a ser feitos digitalmente com maior precisão e menor tempo de execução.

 

A interconexão de vários dados, dentro de uma operação industrial trouxe ao processo duas grandes vantagens: Acessibilidade e Compartilhamento.

 

build-builder-construction-construction-worker-585418

 

Com a adoção de sistemas em nuvem para controle e armazenamento de dados os operadores e gestores podem acessar informações relevantes facilmente em qualquer lugar e em qualquer hora, por meio de celulares ou tablets.

 

Além disso, esses sistemas em nuvem possibilitam com que dados importantes possam ser compartilhados rapidamente, criando assim, um fluxo de colaboração entre equipes.

 

Tanto a Acessibilidade quanto o compartilhamento de informações relevantes entre equipes, resultam em tomadas de decisões estratégicas mais eficientes, pois todos os insights são baseados em um banco de informações precisas e que, em muitos casos, é alimentado com dados em tempo real por sensores IoT instalados nos Ativos industriais.

 

Entenda tudo sobre como a tecnologia IoT se estabeleceu como um dos principais agentes da transformação digital nas indústrias. Clique aqui e acesse um material especial que vai revolucionar seu entendimento sobre essa tecnologia.

 

CONTROLE SOBRE ATIVOS E MODELO 3D

 

Certamente a automação e interconectividade de dados dentro das plantas industriais trouxe ganhos expressivos sobre o gerenciamento e controle de ativos, garantindo maior segurança e melhores resultados.

 

Modelos 3D foram ferramentas que possibilitaram maior controle sobre a integridade dos ativos industriais. Por meio deles as informações cruciais sobre o estado real e simulação de possíveis cenários, dos mais diversos ativos podem ser visualizadas de forma simples e rápida. A facilidade ao acesso dessas informações por meio dos modelos 3D é uma das vantagens mais importantes para indústrias consideradas complexas, como às de Óleo, Gás, Mineradoras e Offshores.

 

Indústrias como essas necessitam controlar e monitorar diversas variáveis complexas sobre cenários distintos, para garantirem o funcionamento contínuo das suas operações. Executar planos de inspeção e manutenção manualmente dentro desse tipo de planta é uma tarefa que, além de demandar muito tempo, nem sempre pode obter os resultados mais precisos tendo em vista a larga quantidade de ativos a serem monitorados, uma Offshore pode facilmente ultrapassar o número de 500.000 ativos a serem inspecionados, e a mínima falha pode acarretar em longas interrupções na linha de extração.

 

 

landscape-sunset-architecture-platform-87236

 

A digitalização, interconexão e compartilhamento de dados entre máquinas revolucionou atividades que eram executadas de forma manual, como as de inspeção e manutenção. Hoje as indústrias estão implementando em seus processos sistemas em nuvem capazes de coletar, reunir e armazenar as informações de uma operação, garantindo a maior agilidade e precisão na hora de se traçar planos de inspeção que envolvem maior complexidade

 

Existem ainda sistemas capazes de reunir atributos customizáveis de acordo com os diferentes cenários de acordo com as necessidades específicas de cada indústria. Por meio de softwares especializados é possível traçar planos de inspeção e manutenção, estabelecendo as etapas necessárias para cada fase na execução do plano, substituindo as planilhas e pilhas de documentação por informações rapidamente compartilhadas aos operadores por meio de tablets e celulares.

 

Ainda, também é possível o acesso a informações sobre custo de material e tempo de execução de tarefas, possibilitando a predição de orçamento e complexidade da atividade em questão.

 

A interconexão de dados e automação de processos já faz parte da rotina das mais diversas indústrias dos mais diversos segmentos. Existe uma corrida pela implementação e adaptação aos sistemas em nuvem e softwares especializados, para que as indústrias continuem a manter seu posto competitivo no mercado, garantindo menores custos de operação, maior precisão na execução de tarefas com redução de tempo, proporcionando maior controle sobre difíceis variáveis, ciclo de vida e integridade dos ativos.

 

Certamente, a implementação de sistemas que permitem a automação dos processos garantirá maior performance e melhores retorno sobre investimento, objetivo primordial de muitas indústrias.

 

Se você quer entender melhor quais são esses sistemas e softwares que estão revolucionando os processos indústrias clique aqui e acesse um conteúdo que vai te ajudar a entender detalhadamente o seu funcionamento e vantagens.

 

 

 

 

illuminated petrochemical industry in the darkVidya Software, a solução ideal para as Indústrias de Óleo e Gás
industrial plantVidya Software: o caminho para a automatização de operações