Na era dos dados ter o controle e monitoramento de ativos em plantas industriais torna-se fundamental. Operações e processos industriais são caracterizados por sua alta complexidade, que muitas vezes é um dos grandes desafios no que diz respeito ao monitoramento desses ativos.

 

Plantas industriais são caracterizadas por um número muito grande de ativos. Estima-se que uma instalação desse tipo supera facilmente o número de 500.000 ativos, que devem ser monitorados com objetivo de preservação da sua integridade, para que, dessa forma, os riscos sejam minimizados.

 

Em meio a um período, no qual, a Transformação Digital tem constantemente gerado oportunidades ao controle de ativos por meio tecnologias capazes de automatizar o processo de monitoramento e extração de dados, esse desafio ganha fortes aliados como:

 

 

Essas tecnologias têm impulsionado a coleta de dados sobre muitos aspectos de uma operação industrial. Entretanto, ter dados somente ainda não é suficiente. É preciso contextualizá-los.

Coal powered plant

A contextualização de dados

 

Como mencionado anteriormente, a extração de dados teve um crescimento muito significativo ao longo dos últimos anos. São quantidades gigantescas de dados sendo gerados, sejam eles estruturados ou não. Eis o primeiro problema: como será possível tornar dados em conhecimentos, que tragam valor às operações?

 

A resposta está na contextualização, e também em uma tecnologia fundamental para essa transformação de dados em conhecimento, o Digital Twin.

 

O Digital Twin é a tecnologia chave para a contextualização de dados. Seu conceito caracteriza-se pelo constante fluxo de dados entre um ativo real e sua réplica digital. 

 

Entretanto, engana-se quem pensa que um Digital Twin é simplesmente um modelo 3D sincronizado. 

Businessman holding a tablet

Um Digital Twin autêntico caracteriza-se por camadas de tecnologias sobrepostas, que à medida que se aprofundam tornam esses vários dados extraídos, organizados, de forma, que passam a fazer sentido entregando um verdadeiro valor aos responsáveis pela sua leitura.

 

Não se trata mais de ter dados, as quantidades de dados geradas nos últimos anos já é muito grande. Os dados estão em todos os lugares, em todos os momentos. O período que se aproxima é o de filtro de dados: 

  • Quais desses dados são relevantes? 
  • Quais são realmente imprescindíveis?
  •  Quais entregam maior valor aos meus objetivos?

 

De acordo com Statista a quantidade total de dados criados, capturados, copiados e consumidos globalmente deve aumentar rapidamente, atingindo 64,2 zettabytes em 2020. 

Server engineer with laptop working on data security issues

Nos próximos cinco anos até 2025, a criação de dados globais deve crescer para mais de 180 zettabytes. Em 2020, a quantidade de dados criados e replicados atingiu um novo recorde. 

 

Dessa forma, podemos concluir que as indústrias que querem ter estratégias de Transformação Digital efetivas devem buscar maior controle sobre seus ativos através do uso e contextualização inteligente destes dados.

сlean technologyTransformação Digital: Caminho para ESG
Mature architect using digital tablet at construcion siteComo a contextualização de dados auxilia a gestão de ativos