ESG (Environmental – Social – Governance) são diretrizes com o objetivo de guiar nossas indústrias à um modelo de produção e operação guiada pela harmonia entre os 03 pilares

 

  • Governo
  • Sociedade
  • Meio Ambiente

 

O conceito tem ganhado popularidade e relevância nos últimos anos. A pandemia de covid-19 foi um dos grandes aceleradores desse processo. Entretanto, o caminho para que as boa práticas ditadas pelo ESG sejam de fato implementadas ainda é longo.

 

 

Transformação Digital : O caminho para implementação ESG

 

Uma operação industrial é rodeada de complexidade e riscos, que não somente põem a prova a segurança dos operadores, mas como também todo o ambiente ao seu redor. Essa complexidade é um dos principais fatores que tornam mudanças e transições, um processo longo.

 

Embora essas dificuldades sejam presentes no ambiente industrial a transformação digital tem sido um dos grandes aliados nessa busca por conformidade com os novos objetivos.

 

A transformação digital é caracterizada pela aplicação de tecnologia em meio aos diferentes processos organizacionais e produtivos de uma determinada empresa. Essa integração entre diferentes áreas proporciona às indústrias maior otimização e controle sobre suas ações, e ainda maior valor aos seus produtos e serviços.

 

 Essa conexão entre transformação digital e ESG tem como beneficio para as indústrias a oportunidade de entender cada etapa do seu processo e ampliar o entendimento sobre o seu papel na sociedade, e comunidades a qual fazem parte.

oil Refinery factory

Dentre as várias tecnologias emergentes da transformação digital, o Digital Twin é a que tem chamado atenção de muitas indústrias. Além de ser indicada como top trend tecnologia pela Gartner, o Digital Twin proporciona o total controle sobre os ativos de uma operação.

 

Esse controle é resultado de um fluxo contínuo de dados entre ativos reais e virtuais, e pelo trabalho de contextualização de dados, realizado por essa tecnologia.

oil-refinery-factory-at-the-cloudy-sky-petrochemi

Indústrias buscam a implementação de estratégias de transformação digital há alguns anos, mas dado os impactos causados pela pandemia de covid-19, essa busca pela digitalização foi impulsionada.

 

Segundo dados do Statista, em 2022, os gastos com transformação digital devem chegar a 1,78 trilhão de dólares americanos. Entre 2020 e 2023, os investimentos diretos em transformação digital estão previstos em quase 7 trilhões de dólares americanos.

 

Ja em pesquisa referente às perspectivas relacionadas a ESG, enfrentar a crise climática por meio de investimentos de impacto é uma motivação comum entre os investidores. O motivo mais comum para fazer isso, de acordo com uma pesquisa global de 2020, foi enfrentar um desafio global urgente e significativo, declarado por 83% dos investidores. Outro motivo comum era mitigar o risco contra o risco físico causado pela mudança climática, de acordo com 68 por cento dos investidores.

 

Dessa forma, podemos concluir que a transformação digital é um grande aliado às indústrias, para que a partir das tecnologias e oportunidades geradas nesse processo, possam alinhar seus objetivos ao ESG.

 

 

engineer working in renewable wind sourceO caminho à uma operação ESG
Industry plant at sundownA contextualização de dados é uma necessidade da indústria