O Ano de 2020 tem sido desafiador e muito distinto dos anteriores por conta da pandemia do covid-19. O avanço da doença pelo mundo têm causado uma forte disruptura com os antigos modelos de negócios, forçando com que as indústrias se adaptem a um novo cenário.

 

Um dos pontos mais importantes que a pandemia escancarou é o da necessidade das indústrias se adaptarem e implementarem tecnologias da Transformação Digital em seus processos. 

gas industry

Entenda detalhadamente o que foi a transformação digital e quais são seus impactos dentro dos processos e operações  industriais, clique e saiba mais!

 

Nos primeiros meses de 2020 as indústrias de óleo e gás e petrolíferas sofreram crises resultantes na queda de consumo de gasolina. Cortes de orçamento, e até mesmo redução da produção foram necessárias para contrapor a forte queda nos preços do barril de petróleo.

 

Momentos como esses obrigam as muitas companhias a buscarem novas oportunidades de otimização em suas operações para que consigam superar os  fortes impactos da crise no setor.

 

Podemos dizer dessa forma, então, que o período de pandemia vem sendo fundamental para a implementação da transformação digital nas indústrias. Com o avanço da doença e necessidade de longos períodos de isolamento social, a manutenção do funcionamento das plantas industriais foi um desafio que resultou em mudanças de cronogramas, escalas de trabalho tiveram de ser alteradas e sobretudo a compra de EPI’s.  

 

 

O PAPEL DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E IA EM 2020

 

A transformação digital é conhecida como o período onde muitas tecnologias ganharam espaço em meio aos processos e operações industriais. Digital Twin, IoT, e principalmente Inteligência Artificial, foram algumas das tecnologias que causaram maior impacto dentro das operações e através delas as indústrias obtiveram novas possibilidades de automação e digitalização em suas operações.

 

O ponto fundamental em 2020 em relação às possibilidades proporcionadas pela transformação digital é de que os impactos da crise obrigaram muitas das indústrias, que históricamente, se mostravam mais resistentes a essa disruptura com modelos de operação tradicionais, a buscarem na transformação digital uma forma de se manterem operantes e superarem os diversos desafios impostos pela pandemia.

 

desinfection workers

Engana-se quem pensa que as mudanças causadas pela pandemia se limitam apenas ao âmbito do convívio social. Os efeitos causados pelo covid-19 transcendem barreiras e obrigam o mercado, operações e processos a seguirem uma nova linha de execução, pautada na digitalização dos seus processos e operações.

 

E em meio à necessidade de digitalização, são as técnicas de inteligência artificial e desenvolvimento de algoritmos, tanto de otimização como de predição que tornam as mudanças tão relevantes.

 

Entenda quais são as técnicas de inteligência artificial empregadas dentro dos processos industriais, sua aplicação, desenvolvimento, e importância. Clique e acesse um conteúdo que vai revolucionar seu entendimento sobre essa importante tecnologia.

 

A partir do emprego de técnicas de inteligência artificial, alinhada a outras tecnologias, como a de Digital Twin, Big Data, e IIoT (industrial IoT), por exemplo, as indústrias têm a possibilidade de extração e processamento de muitos dados referentes às suas operações

 

Os mecanismos tecnológicos, possibilitam com que as informações sejam extraídas das operações de forma automatizada, valorizando, e otimizando, dessa forma, a mão de obra das equipes que passam a necessitar de menos tempo em campo. Ainda, com o auxilio da tecnologia a operação passa a ter a possibilidade de controle remoto, necessitando ainda menos funcionários em campo. 

 

O uso desses dados pode ser atribuído às mais diferentes disciplinas da indústria, e conjuntamente, com softwares e serviços especializados, possibilitam com que os responsáveis tenham em mãos informações necessárias para tomadas de decisão estratégica

 

O FUTURO DAS INDÚSTRIAS

 

Certamente, as indústrias que acoplam em seus processos o uso de tecnologia de ponta, conseguiram, em 2020, superar as crises, e por meio do auxílio dessas tecnologias, encontrar possibilidades de otimização que foram revertidas em economia de budget e performance, auxiliando também na predição de variáveis de difícil controle.

 

A pandemia do covid-19 tem sido um divisor de águas para muitos mercados, e como pudemos ver, o setor industrial faz parte de um vasto setor que tem sido fortemente impactado pelas mudanças do período. Isso evidencia a necessidade dessas indústrias em se adaptarem ao novo momento e sobretudo se reinventarem para que seus negócios se mantenham, gerando lucro com maior rentabilidade.

 

digital tablet

O uso de tecnologia de ponta deve ser uma das prioridades das indústrias nos próximos anos, e a transformação digital tem se mostrado uma forte aliada na superação dos obstáculos gerados pelas condições do ano de 2020, e que certamente, continuarão a acontecer nos próximos.

 

Clique aqui e acesse um conteúdo que vai te mostrar mais detalhadamente como a transformação digital tem sido a ferramenta usada pelas indústrias para vencerem o período de pandemia com bons resultados.

Paper factory, storageVidya Software: A nova era digital para o setor de papel e celulose
complex industryTransformação Digital e a necessidade de reinvenção durante a pandemia