O Iot (Internet of Things) se tornou ao longo dos últimos anos uma das tecnologias essenciais para a indústria. Cada dia a interconectividade de aparelhos se torna maior, a ideia de termos cidades inteiras interligadas por meio de bilhões de conexões entre aparelhos já é algo que permeia a realidade. O acesso à redes de processamento e o barateamento de microchips e sensores tornou o IoT acessível e possibilitou sua popularidade.

 

Caso queira saber mais sobre a importância do IoT, veja nosso ebook entendendo IoT em 5 passos

 

A indústria vem se adaptando gradativamente a esse novo cenário e constantemente criando novas soluções e novas funções para o uso de IoT, neste blog vamos mostrar como se pode tirar proveito da Internet das Coisas e como ela pode agregar valor às operações industriais.

 

 

 

 

A incorporação de elementos com o uso de sensores nas indústrias tem como objetivo primário criar o que chamamos de comunicação M2M (Machine to Machine), dessa forma dados importantes serão conectados, transmitidos e coletados pelas máquinas, criando-se então uma rede de dados.

 

Essa comunicação torna o processo de comunicação entre diferentes elementos muito mais rápido e assertivo. Esses dados possibilitam a visão do cenário como um todo, que poderá posteriormente ser usado para análises de perda de capacidades produtivas e eficiência dentro das plantas industriais.

 

O usuário tem acesso à esses dados através de interfaces que podem ser acessadas por meio de smartphones ou tablets, remotamente. A gestão e análise destas informações culmina em uma automação de processo, conhecida mundo afora como “Smart Manufacturing”.

 

 

 

 

 

A intercomunicação desses variados elementos dentro de uma instalação industrial possibilita o gerenciamento de ativos industriais de forma otimizada.

 

Com uma rede de dados bem alimentada, os gestores podem ter acesso à informações que dará apoio ao gerenciamento de operações específicas. As tomadas de decisão passam então a serem auxiliadas, pois máquinas de sistemas distintos e funções diversas passam a comunicar-se entre si.

 

As resoluções de eventuais problemas passam a ser mais rápidas, e pontos de otimização podem ser encontrados mais facilmente. Pode-se até mesmo ter leituras mínimas de desgastes de peças e eventuais falhas dentro do processo.

 

Mas quais são as oportunidades que a Internet das coisas pode trazer à uma empresa?

 

Bom, com o gerenciamento automatizado de diversos ativos, a mão de obra pode ser deslocada para outras áreas da produção, podendo realizar outras atividades que envolvem grau de complexidade maior. O tempo de deslocamento de funcionários e de operações também passa a ser otimizado, graças a automação o tempo de execução, processamento e compartilhamento de informações passam a acontecer em segundos.

 

A gestão de recursos de manutenção é outro benefício que as indústrias devem olhar com bons olhos. Softwares especializados em gestão de ativos que são alimentados pela rede de dados de IoT podem detectar desgastes e assim o risco de ter toda uma linha de extração interrompida por muito tempo torna-se mínimo.

 

Para indústrias de Óleo e Gás, Papel e Celulose e Petroquímicas esta funcionalidade torna-se ainda mais interessante, tendo em consideração que estas plantas envolvem um grau de complexidade maior por conta do alto desgaste e corrosão de seus sistemas.

E quais são os cenários de implementação de IoT pelas indústrias?

 

Segundo estudo da revista Forbes, os produtos industriais são os que lideram o uso de IoT em suas instalações com 45%. A revista também menciona adicionais 22% em empresas que têm a implementação de IoT prevista para os próximos 12 meses.

 

O mesmo estudo ainda revela que a previsão é de que o mercado de IoT nas indústrias ultrapasse o valor de 123 bilhões de dólares com uma taxa de crescimento anual composta de 7,3% em 2020.

 

Agora que você já sabe como o uso de IoT impulsiona os resultados de uma indústria, clique aqui e leia o nosso blog onde te explico como IoT é capaz de revolucionar a indústria.

industry pipesFerramentas IoT e a transformação nas Industrias
oil barrels floating on the oil sea oil industryEntendendo a gestão de Integridade de Ativos