O Brasil e o mundo vivem hoje um momento muito delicado em sua história com a pandemia do novo coronavírus, e a Indústria 4.0 pode ajudar no gerenciamento remoto da empresa. Por questões de segurança muitas empresas tiveram que suspender suas operações, resultando em uma preocupação com os rumos da economia.

A indústria é um dos campos que mais sofrem com esta paralisação de atividades e nem sempre é possível contornar a situação por meio do Home Office. Embora muitos setores possam administrar suas atividades remotamente, dificilmente os principais pilares da produção podem realizar o trabalho de casa.

Este tipo de situação nos levam a busca de novas alternativas, e graças as tecnologias emergentes e diversos estudos acerca da indústria 4.0, novos elementos industriais vem a tona como alternativa. Graças à crescente adoção de sistemas que fazem o uso de IoT (Internet of Things) e a crescente digitalização de processos e transformações digitais adotadas pelas indústrias, é possível controlar remotamente atividades que antes demandavam força humana e um longo tempo de execução.

É nesse cenário que o Software Vidya mostra uma de suas principais funcionalidades

Aqui na Vidya nós desenvolvemos o Vidya Asset Integrity Software, que por meio da tecnologia Digital Twin (a qual faz parte da Indústria 4.0) é possível criar réplicas virtuais de plantas complexas como as de Óleo e Gás, Papel e Celulose e Petroquímicas, por exemplo. Por meio do nosso software você tem acesso à informações operacionais em tempo real de todos os componentes e elementos de uma planta física em uma aplicação digital.

As informações são coletadas por meio de sensores implantados nos objetos físicos e transmitidos ao Vidya Software. Através do Software, informações cruciais referentes a integridade dos ativos de determinadas peças e componentes podem ser verificadas remotamente. Ou seja, o software junta todas as informações cruciais de um sistema complexo e as organiza em sua própria plataforma, facilitando a gestão e acesso à esses dados.

Dentro do software você pode selecionar determinadas áreas a serem inspecionadas e automaticamente uma ordem de serviço é gerada e enviada à um tablet, no qual o operador responsável deve preencher os inputs de acordo com o estado real de cada peça fisica sob inspeção. Após essa inspeção os inputs são computados e enviados à plataforma do Vidya Software e então o status de cada peça é atualizado dentro do sistema, e a partir disso pode-se ter um panorama geral do estado real de cada elemento dentro da estrutura em análise.

Por conta do monitoramento contínuo por qual os elementos são submetidos, os algoritmos de machine learning são capazes de realizar estimativas matematicas e a partir delas, a plataforma passa a entregar dados que são usados para predição de falhas, isto é, informa quando uma determinada peça irá falhar ou quando a vida útil da mesma se esgotará, e assim, é possível ter em mãos as informações necessárias para que sejam realizadas manutenções preditivas de forma totalmente otimizada, gerando economia tanto em mão de obra quanto em orçamento necessário para que o funcionamento da estrutura mantenha seu funcionamento sem correr riscos e de forma eficaz.

Além disso, dentro do próprio software é possível realizar o planejamento de inspeção, manutenção e gerenciamento de ordens de serviços por meio de documentos gerados dentro da plataforma do Vidya software com a localização de determinada peça, sua funcionalidade dentro do sistema, número de série, material, inspetor responsável e seu cronograma de inspeção.

Tais funcionalidades tornam o processo de manutenção muito mais rápido, barato e assertivo. A interoperabilidade de nosso software é sem dúvida alguma uma de suas mais notórias funcionalidades, tornando o processo de gerenciamento de ativos industriais mais eficiente e possibilitando que o gerenciamento seja feito de casa. Conheça a revolução que a Indústria 4.0 fez na indústria!

Para gerenciar a sua indústria a distância com a Vidya fale com um dos nossos especialistas ainda hoje clicando aqui!

industry pipesFerramentas IoT e a transformação nas Industrias