Não é o mais forte das espécies que sobrevive, nem o mais inteligente. É o mais adaptável à mudança ”. Essa é uma das mais famosas frases de Charles Darwin e que tem sido ressignificada pela Transformação Digital.

A transformação digital tem sido uma das maiores tendências no mundo. Assim como nossa sociedade e países passam por mudanças e transformações, o mesmo ocorre no setor industrial.

 

 A tecnologia tomou conta das nossas vidas e rotinas, hoje os serviços que a alguns anos atrás eram feitos de forma manual, com papéis e pranchetas, são realizados através de uma tela touchscreen.

woman on desktop analyzing digital transformation information

 

Mas o que afinal seria a transformação digital?

 

A transformação digital é um grande movimento de disrupção, a partir do emprego de tecnologia para digitalização de informações, ações, e processos. Essa digitalização transcende as esferas da sociedade e pode ser observado em praticamente tudo, e a tendência é que isso seja ainda mais escalado nos próximos anos.

 

Segundo dados do Ivity o valor de mercado da transformação digital digital tende a superar os 100 bilhões de dólares nas próximas décadas. Podemos então entender que a transformação digital é uma questão de adaptação a um futuro.

 

A questão é, não se trata apenas de uma corrida rápida em direção a digitalização, mas de uma longa maratona que requer tempo, paciência e muito empenho para ser concluída. Isso tem acontecido através de mudanças estruturais dentro das indústrias. 

digital industry plant

O período de transformação digital pode ser associado também a mudanças de regras de um mesmo jogo, no qual, aqueles que melhor se adaptarem terão o melhor resultado no fim.

 

A jornada em favor da digitalização.

 

Diversas mudanças já podem ser observadas nesse contexto de transformação digital. A primeira delas é a integração entre processos, dados, pessoas. Características bem identitárias do período.

 

Leia: a integração em processos industriais

 

Em seguida, outra movimentação interessante a ser observada são novas funções incorporadas dentro de processos como a engenharia de dados e programação, e que a cada dia ganham cada vez mais destaque e importância.

 

Isso é o resultado de uma demanda crescente por novos talentos em novas áreas, fundamentais para o desenvolvimento da transformação digital.

offshore-landscape-sunset

 

 

Assim como o carpinteiro hábil sobreviveu às primeiras revoluções industriais, também o cientista e pesquisador hábeis, sobreviverão à transformação digital.  

Os impactos da transformação digital

A transformação digital é pautada no uso de dados, o que é geralmente feito a partir de tecnologias como IoT (Internet of Things), AI, e Digitais Twins.

 

A questão aqui é que não são usados apenas dados referentes a um determinado processo ou produto, mas também dados de como os clientes reagem a esse produto e sua performance. 

 

Produtos inteligentes de escovas de dente IoT a Smart Cities

 

A ascensão de serviços e produtos inteligentes é fruto disso, e a tendência é que isso continue a acontecer e ser escalado a outros patamares, como por exemplo, cidades e ecossistemas inteiros inteligentes.

 

Cidades onde luzes são controladas remotamente, sabe-se quando é necessário manutenção ou reposição, tráfego é gerido em tempo real e todo o sistema de coleta de lixo é feito através de uma central automatizada. Esses são apenas alguns exemplos de como os sensores inteligentes estão sendo incorporados dentro das cidades e contribuindo para a gestão pública.

 

Otimização de performance controle e monitoramento 

 

O ganho em performance, controle, e monitoramento também é outro fator interessante gerado pela digitalização. Ainda mais, quando aplicado a processos industriais de alta complexidade como extração e refinamento de petróleo.

 

O Futuro 

 

Assim como nosso amigo Darwin considerou a necessidade de adaptabilidade para sobrevivência,  assim as indústrias vem fazendo. A popularização do 5G nos próximos anos é um resultado dessa longa caminhada digital. 

É certo que se trata de um longo processo, que necessita de investimento e que certamente será responsável ainda por muito mais transformações na nossa sociedade. 

 

Os primeiros passos já foram dados, e as mudanças já podem ser percebidas, cenários antes exclusivos à esfera da ficção científica, tornaram-se realidades muito mais rapidamente do que o previsto.

 

Cabe agora a adaptação das indústrias com base no uso de tecnologia para que cada vez mais possamos nos transformar digitalmente

Leia: Estratégias de sucesso da transformação digital

dumper truck with loaded stones driving along in a quarry. mininTransformação digital: Um futuro sustentável para a Mineração
mining industry site seen from aboveMineração e Transformação Digital - Uma combinação sustentável