A transformação digital certamente foi um divisor de águas dentro do setor industrial. A partir desse importante movimento as indústrias iniciaram o processo de digitalização.

 

Foram inúmeras tecnologias emergentes no período, responsáveis por uma verdadeira disruptura com os métodos tradicionais, empregados há  anos nas operações. Foi graças a tecnologias como:

 

 

 que as indústrias foram capazes de alcançar resultados nunca antes atingidos. 

A implementação de sistemas e ferramentas, dotados de tecnologia dentro das plantas, resultou em novos parâmetros de otimização, onde o acesso e controle de dados torna-se técnica crucial para obtenção de resultados cada vez mais surpreendentes.

Leia: Porque a transformação digital é essencial para as indústrias?

 

MUDANÇAS GERADAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA NAS INDÚSTRIAS

 

Embora a transformação digital tenha gerado espetaculares possibilidades para as indústrias, há ainda uma longa jornada pela frente. Pouco a pouco as empresas têm implementado sistemas inteligentes em suas operações e a cada ano o número tem aumentado. Em um relatório da IDC é estimado que o valor de mercado da transformação digital chegue a 2,3 trilhões de dólares em 2023.

 

Os desafios da implementação da Transformação Digital nas indústrias pode ser associada à grande complexidade que envolve o processo. São várias etapas, com muitas variáveis, e que certamente, exigem tempo para que sejam executados os processos de transição.

modern-petrochemical-oil-refinery

Apesar dessa dificuldade, as indústrias entendem os ganhos gerados pela digitalização. É a partir de sistemas inteligentes que as indústrias podem gerar maior:

 

Automatização

Eficiência em ações coordenadas, e menor esforço humano para execução de atividades

 

Otimização de mão de obra

Sistemas inteligentes responsáveis por alocar a mão-de-obra em pontos que demandam maior atenção

 

Prevenção de falhas

Mecanismos que contribuem para maior performance de gestão de integridade de ativos

 

Através da transformação digital pode-se entender o presente, e melhor, se preparar para o futuro, com base no uso de tecnologia.

 

É também automatizando processos e operações que geram maior precisão e flexibilidade que as indústrias tiveram em mãos as ferramentas necessárias para enfrentar uma das maiores crises do século, em 2020.

Com sistemas inteligentes não há mais a dependência de mão-de-obra humana para tudo. No entanto, os melhores resultados são adquiridos na combinação de experiência e ferramentas inovadoras. 

A partir do uso de ferramentas tecnológicas, essa mão-de-obra pode ser realocada em pontos mais estratégicos da operação, e ser melhor aproveitada, gerando cada vez mais valor à cadeia produtiva.

 

Além destes ganhos há também o uso de tecnologia para detecção de mecanismos de falhas, dificilmente percebidos por métodos manuais. O ganho através do uso de mecanismos vindos a partir da transformação digital contribui também positivamente para a manutenção de uma operação segura, ininterrupta, e também sustentável.

 

São muitas as possibilidades geradas pela transformação digital, são ferramentas capazes de otimizar as mais variadas disciplinas dos mais variados processos, e que vêm comprovando sua eficiência ao passar dos anos.

 

As indústrias devem agora identificar as vantagens proporcionadas por essa transformação e mergulhar na onda da inovação. São as indústrias capazes de se adaptar a cenários cada vez mais dinâmicos e digitais as que estarão mais preparadas para enfrentar os desafios que o futuro tem pela frente.

 

 O ano de 2020 foi o início de uma nova era digital, onde a flexibilidade e a capacidade de se adaptar a novas condições determinou quais foram as indústrias a superar desafios que mudaram as estruturas do mercado.

Há ainda uma longa jornada, mas certamente, agora mais que nunca a transformação digital terá a atenção especial das grandes indústrias. É com base no uso de tecnologias que podemos gerar novas maneiras de produzir, otimizar, automatizar, e gerar cada vez mais valor a cadeia produtiva. É com base no uso de tecnologia que poderemos em um futuro não tão distante identificar quais são as indústrias à frente de seu tempo. 

 

 

Petrochemical plantA década da Nova Era Digital para Indústrias
Air Pollution from the smokestack of a factoryA busca pela descarbonização no setor industrial