As Indústrias de mineração têm através da transformação digital a possibilidade de contornar obstáculos por meio do uso de tecnologias em sua operação.

As indústrias enfrentam hoje uma corrida pela digitalização. A ascensão da transformação digital tem se tornado uma necessidade inerente aos processos industriais, e não é diferente no setor de mineração.

mining industry site seen from above

São muitas as vantagens que a transformação digital tem proporcionado aos processo e operações industriais entre elas:

 

  1. Alinhamento às necessidades de descarbonização
  2. Maior controle sobre uso de recursos e gerenciamento de equipes em campo
  3. Maior segurança aos operadores

 

Esses são os 03 principais desafios que estão sendo amplamente discutidos pelo setor, que busca na inovação tecnológica a sua resolução.

Leia: Por que a transformação digital tem sido fundamental para o setor industrial

 

Transformação digital: o que isso significa para a mineração?

 

A pauta da descarbonização é de extrema importância e o setor de mineração vem direcionando suas energias para a conformidade com essa necessidade.

 

A expectativa é que até 2050 as operações mineradoras tenham erradicado a emissão de carbono em suas operações. Muitas destas indústrias têm implementado estratégias ESG (Environmental-Social-Governance) para conformidade com os acordos legais que envolvem o tema.

A redução de emissões de carbono é uma tarefa complexa, mas que, por outro lado possui o suporte de tecnologia de ponta para sua execução.

 

 

São essas as 3 tecnologias chave que tem causado expectativas positivas no alcance da meta. Através do uso inteligente delas, as indústrias não somente podem se alinhar a necessidade de descarbonização como também obtém maior controle sobre seus recursos e segurança em sua operação, pontos essenciais para uma operação limpa.

 

As tecnologias mencionadas acima também têm um papel crucial para a otimização da integridade de ativos, disciplina diretamente responsável pela segurança. É através da otimização da gestão de integridade que as incursões para manutenção e inspeção são planejadas e executadas de forma eficiente.

mining industry site at sunlight

 

Leia: 4 segredos para otimização da integridade de ativos.

A implementação de Digital Twin alinhada a IA é responsável por predições de falhas e reconhecimento de áreas onde existem riscos maiores. Ter informações que preveem acidentes e falhas também pode ser considerada como parte de uma operação sustentável.

 

Acidentes industriais são verdadeiras catástrofes ambientais, em que há impactos de proporções gigantescas. Direcionar esforços para evitar esse tipo de situação não se trata apenas de uma questão de segurança, mas também de responsabilidade com a sociedade e o próprio planeta. É insustentável pensar em desenvolvimento sem proteção ambiental.

 

Felizmente o setor de mineração vem transitando para fontes de energias sustentáveis e investido seus recursos em favor de tecnologias que possam mudar o cenário em que vivemos e gerar controle total sobre sua operação, reduzindo riscos, e gerando mais rentabilidade.

 

Leia: Como a mineração vai mudar o planeta

industry pipesO valor da Transformação Digital
Transformação digital : o futuro da mineração está aqui