Desde a antiguidade o ser humano já se utilizava da mineração para a produção de utensílios, materiais, e ferramentas que seriam capazes de transformar sua vida. Desde então o setor de mineração foi se industrializando, e nos últimos anos tem sido digitalizado graças a ascensão da transformação digital.

 

Embora essa indústria tenha evoluído nas últimas décadas, ainda há muito a ser feito para que os desafios dos dias atuais sejam solucionados.

 

Jornada para uma estratégia net-zero

 

Segundo report publicado pela PWC a indústria mineradora foi uma das poucas organizações onde os resultados do período de pandemia se mantiveram estáveis.

dumper truck with loaded stones driving along in a quarry. mining industry.

O crescimento do setor pode ser relacionado aos esforços direcionados às estratégias ESG (Environmental, Social, Governamental). 

A ESG é uma combinação de esforços entre governos, sociedades e ambiente para que a jornada da descarbonização industrial seja concluída até 2050.

A necessidade por operações mais seguras e sustentáveis ganhou força durante a pandemia de covid-19, onde as questões ambientais foram tratadas como urgentes.

A urgência por mudança vem gerando grandes mudanças na forma como as indústrias operam, em especial, a de mineração que tem a seu lado todas as ferramentas para que as metas sejam alcançadas

 

A mudança de cultura do setor industrial

 

Os resultados obtidos nos últimos 2 anos agradam, mas a questão sobre o futuro da mineração agora, mais que nunca, se torna pertinente.

A necessidade é de transformar as operações atuais em low-carbon e sustentáveis. Mas como essa necessidade pode ser transformada em ações que gerem mudanças nos processos mineratórios?

Ao que tudo indica, as indústrias trabalham em estratégias que sejam viáveis a longo prazo. Entre elas podemos citar:

 

  • Uso de energias sustentáveis
  • Produtos e serviços livres de carbono 
  • Investimentos para desenvolvimento de estratégias Net-zero 

Uso de energias sustentáveis

 

A energia elétrica é a mais usada em processos e operações industriais. Apesar de ser a mais popular, o uso deste tipo de energia é responsável por inúmeros impactos ambientais, causando interferência nos estuários hídricos e alagamento de biomas adjacentes.

clean energy with pollution

Já as fontes de energias que envolvem queima, como as termelétricas e nucleares, conseguem ser ainda piores no quesito ambiental. Responsáveis por toneladas de resíduos tóxicos, esse tipo de energia é diretamente responsável pelas alterações climáticas que vivenciamos hoje.

 

O uso de energias renováveis e sustentáveis é o caminho para que as estratégias de descarbonização possam ser efetivamente executadas. A mudança faz parte de um movimento de transição e quebra de uma dependência energética. 

 

Essa necessidade já é conhecida pela indústria que agora busca alternativas como a produção de energia solar ou eólica.

 

Investimento

 

Estar ciente da necessidade de operações limpas e estratégias ESG não é o suficiente, mas sim, demonstrar por meios de ações a extrema importância desses objetivos.

Esse pode ser um dos pontos fundamentais para o futuro, onde stakeholders  buscam oportunidades de investimento em indústrias que efetivamente tenham planos para conter a emissão de carbono.

stone crusher in a quarry. mining industry

Estar pronto para esse desafio significa não somente caminhar em direção a um futuro verde, mas também ter melhores condições para aportes financeiros e ainda facilitação em taxas e impostos do governo. 

 

Produtos e serviços Zero-carbono

 

O setor minerador é um dos campeões em impactos ambientais. Não somente pela emissão de carbono, mas também pelo modelo exploratório e agressivo aos biomas em que as plantas operam. O problema consiste desde a extração de minério ao uso de aditivos para purificação do material, e descarte.

 

Para que esses impactos sejam reduzidos, as indústrias buscam novos modelos de operação e tecnologia de materiais que possam sanar esta lacuna. 

 

Em questão de minério, recentemente desenvolveu uma tecnologia capaz de anular a emissão de CO2 a partir da queima de alumínio. 

Desenvolvimentos como esse exemplificam a capacidade das indústrias em desenvolver tecnologias em prol da descarbonização.

 

Há ainda um caminho longo a ser traçado até 2050, porém em pesquisa da PWC a cada 10 indústrias 8 já estabeleceram metas e roadmaps para Net-zero. Na mesma pesquisa constata-se que até 2040 haverá um crescimento de 600% em relação ao uso de energias renováveis nas indústrias mineradoras.

Mining site

A jornada em favor da descarbonização no setor apresenta bons sinais, as mineradoras têm consciência do seu papel disruptivo  em favor da sociedade e tecnologia.

Leia: Transformação digital na mineração: Vidya + Vale

woman analyzing data on desktopUse os dados a seu favor em operações industriais
industry pipesO valor da Transformação Digital