Desde a antiguidade o ser humano já se utilizava da mineração para a produção de utensílios, materiais, e ferramentas que seriam capazes de transformar sua vida. Desde então o setor de mineração foi se industrializando, e nos últimos anos tem sido digitalizado graças a ascensão da transformação digital.
Embora essa indústria tenha evoluído nas últimas décadas, ainda há muito a ser feito para que os desafios dos dias atuais sejam solucionados.
Jornada para uma estratégia net-zero
Segundo report publicado pela PWC a indústria mineradora foi uma das poucas organizações onde os resultados do período de pandemia se mantiveram estáveis.
O crescimento do setor pode ser relacionado aos esforços direcionados às estratégias ESG (Environmental, Social, Governamental).
A ESG é uma combinação de esforços entre governos, sociedades e ambiente para que a jornada da descarbonização industrial seja concluída até 2050.
A necessidade por operações mais seguras e sustentáveis ganhou força durante a pandemia de covid-19, onde as questões ambientais foram tratadas como urgentes.
A urgência por mudança vem gerando grandes mudanças na forma como as indústrias operam, em especial, a de mineração que tem a seu lado todas as ferramentas para que as metas sejam alcançadas
A mudança de cultura do setor industrial
Os resultados obtidos nos últimos 2 anos agradam, mas a questão sobre o futuro da mineração agora, mais que nunca, se torna pertinente.
A necessidade é de transformar as operações atuais em low-carbon e sustentáveis. Mas como essa necessidade pode ser transformada em ações que gerem mudanças nos processos mineratórios?
Ao que tudo indica, as indústrias trabalham em estratégias que sejam viáveis a longo prazo. Entre elas podemos citar:
- Uso de energias sustentáveis
- Produtos e serviços livres de carbono
- Investimentos para desenvolvimento de estratégias Net-zero
Uso de energias sustentáveis
A energia elétrica é a mais usada em processos e operações industriais. Apesar de ser a mais popular, o uso deste tipo de energia é responsável por inúmeros impactos ambientais, causando interferência nos estuários hídricos e alagamento de biomas adjacentes.
Já as fontes de energias que envolvem queima, como as termelétricas e nucleares, conseguem ser ainda piores no quesito ambiental. Responsáveis por toneladas de resíduos tóxicos, esse tipo de energia é diretamente responsável pelas alterações climáticas que vivenciamos hoje.
O uso de energias renováveis e sustentáveis é o caminho para que as estratégias de descarbonização possam ser efetivamente executadas. A mudança faz parte de um movimento de transição e quebra de uma dependência energética.
Essa necessidade já é conhecida pela indústria que agora busca alternativas como a produção de energia solar ou eólica.
Investimento
Estar ciente da necessidade de operações limpas e estratégias ESG não é o suficiente, mas sim, demonstrar por meios de ações a extrema importância desses objetivos.
Esse pode ser um dos pontos fundamentais para o futuro, onde stakeholders buscam oportunidades de investimento em indústrias que efetivamente tenham planos para conter a emissão de carbono.
Estar pronto para esse desafio significa não somente caminhar em direção a um futuro verde, mas também ter melhores condições para aportes financeiros e ainda facilitação em taxas e impostos do governo.
Produtos e serviços Zero-carbono
O setor minerador é um dos campeões em impactos ambientais. Não somente pela emissão de carbono, mas também pelo modelo exploratório e agressivo aos biomas em que as plantas operam. O problema consiste desde a extração de minério ao uso de aditivos para purificação do material, e descarte.
Para que esses impactos sejam reduzidos, as indústrias buscam novos modelos de operação e tecnologia de materiais que possam sanar esta lacuna.
Em questão de minério, recentemente desenvolveu uma tecnologia capaz de anular a emissão de CO2 a partir da queima de alumínio.
Desenvolvimentos como esse exemplificam a capacidade das indústrias em desenvolver tecnologias em prol da descarbonização.
Há ainda um caminho longo a ser traçado até 2050, porém em pesquisa da PWC a cada 10 indústrias 8 já estabeleceram metas e roadmaps para Net-zero. Na mesma pesquisa constata-se que até 2040 haverá um crescimento de 600% em relação ao uso de energias renováveis nas indústrias mineradoras.
A jornada em favor da descarbonização no setor apresenta bons sinais, as mineradoras têm consciência do seu papel disruptivo em favor da sociedade e tecnologia.