September 1, 2022

Benefícios do Digital Twin nas Indústrias de Aço

By Andre Andrade

steel-manufacturing-plant digitalized

O uso de novas tecnologias nas mais diversas indústrias têm demonstrado resultados bastante positivos em relação ao maior controle da operação e melhora nos resultados. No caso das indústrias de aço, esse cenário se intensifica.

Localizadas em ambientes operados em situações críticas, a digitalização de processos e melhoria da coleta e análise de dados permitiu a essas indústrias uma redução de paradas não planejadas da operação, maior segurança dos operários e diminuição dos gastos operacionais. Como principal protagonista dessa transformação digital, temos o Digital Twin.

Abaixo será melhor explicado como a aplicação dessa tecnologia pela Vidya consegue beneficiar a operação da Indústria do Aço.

 

3 Vantagens do Digital Twin na Indústria de Aço

 

1. Minimização do tempo de parada não planejado

 

Lidar com paradas não planejadas em equipamentos da Indústria de Aço é bastante complicado, já que essas máquinas operam em ambientes bastante críticos, e não é possível realizar essas pausas a qualquer momento.

 

 

Nosso Digital Twin, a partir da constante troca de informações com o ambiente real, permite um maior planejamento de paradas para inspeção e manutenção. Isso acontece, pois utiliza-se de dados coletados da operação para gerar predições de falha e substituir os métodos corretivos de manutenção, em que é esperado o problema acontecer para agir nele, por métodos preditivos, corrigindo qualquer inconsistência na operação antes que ela afete a produção como um todo.

Ao expandir esse tipo de atuação para todos os processos, é possível ter um planejamento e controle muito mais completo sob a operação, de forma a reorganizar a produção se necessário, otimizar a atuação dos operários em campo e aumentar a vida útil dos equipamentos e seu mean time between failure. Isto também permite atingir outros benefícios como a redução de operários em campo e a redução geral de custos, que serão explicados a seguir.

 

2. Segurança dos trabalhadores

 

A assertividade de atuação possibilitada pela manutenção preditiva a partir do Digital Twin também permite reduzir os riscos a que os trabalhadores em campo são submetidos. Além de minimizar acidentes por conta do mau funcionamento de equipamentos, já que a manutenção desses ativos se torna mais efetiva, o tempo gasto com retrabalho também diminui.

Além disso, a contextualização, integração e processamento de dados da operação na tecnologia permite com que a análise das informações seja realizada de forma remota, reduzindo a necessidade de pessoas em campo. Desse modo, os métodos análogos de análise de riscos, falhas e eficiência são substituídos e os trabalhadores deixam de precisar se expor desnecesariamente às criticidades da operação nas Indústrias de Aço, como as altas temperaturas.

 

3. Redução de custos

 

Um dos maiores benefícios finais de todo esse processo de digitalização a partir do Digital Twin está principalmente na redução do OPEX da indústria.

Todas as consequências de aumentar o tempo entre falhas dos equipamentos, atuar preditivamente nos problemas da operação, diminuir retrabalho e maximizar a eficiência dos processos se traduzem em menores custos em componentes e gastos totais de manutenção.

Dashboard

O Digital Twin da Vidya ainda é capaz de cruzar dados históricos de eficiência com informações de gastos e orçamento necessários para a realização de manutenções em equipamentos, gerando gráficos temporais para indicar o momento com maior custo benefício de atuação em um ativo

 

Conclusão

 

A aplicação do Digital Twin nas Indústrias de Aço mostra-se como uma das melhores oportunidades na perspectiva de transformação do ambiente atual dessas empresas para um contexto data-driven.

A contextualização e processamento de dados fornecida pela tecnologia da Vidya permite a redução das paradas não planejadas da operação, ao mesmo tempo que aumenta a segurança dos trabalhadores e reduz os custos operacionais da planta.

Porém, as aplicações do Digital Twin vão muito além disso e são capazes de se adaptar de acordo com as dificuldades apresentadas na operação. Quer saber como isso é possível? Faça o download abaixo da nossa brochura de uma página e entenda ainda mais sobre nossa solução!

 

Steel industry operatorsManutenção preditiva para gerir corrosão e reduzir falhas nas Indústrias de Aço
All you need to know about Digital Twins to prepare for 2023All you need to know about Digital Twins to prepare for 2023
Go to Top