ESG é uma sigla para Environmental – Social – Governance. Se tratam de diretrizes que guiam as empresas financeiras para os desafios e objetivos sociais do século XXI. Inicialmente concebida em 2004 no pacto global da ONU em parceria com o banco mundial, as estratégias ESG se tratam de 03 pilares que devem funcionar em perfeita harmonia para que as empresas possam gerar crescimento sustentável, e alinhadas com as metas globais.
A seguir, mostraremos o que cada um dos pilares significa, e qual sua importância dentro das organizações.
E – Environmental
O primeiro pilar ESG diz respeito às boas práticas ambientais que uma organização deve ter em meio aos seus processos. São diretrizes que tem como objetivo auxiliar o planejamento e desenvolvimento de ações que possam gerar menor impacto ao meio ambiente através de:
Além dessas medidas, é papel direto das grandes organizações criar estratégias para contenção do aquecimento global, desmatamento e queimadas, além da prevenção de escassez da água.
S – Social
Já a letra S diz respeito às responsabilidades dessas organizações no aspecto social de suas comunidades. É papel das organizações gerar ambientes que favoreçam a saúde tanto física como emocional dos seus colaboradores. Também no quesito social estão descritas ações sociais direcionadas à comunidade e público externo que fazem parte da organização, além do incentivo à diversidade em seus ambientes, e leis de proteção ao uso de dados.
G – Governance
O último pilar de uma estratégia ESG é o da relação entre administração e governo. Esse pilar diz respeito às diretrizes gerais, tanto internas quanto externas de uma corporação. São boas práticas:
- Políticas anticorrupção
- Prevenção de fraudes
- Transparência
A importância de estratégias ESG
O conceito está em alta devido a inúmeros acontecimentos que evidenciaram a problemática do papel das indústrias e instituições em suas comunidades, e que a cada dia sofrem pressões cada vez maiores para o alinhamento às estratégias ESG.
O processo de adaptação dessa tendência mundial já está em curso em várias empresas, e a expectativa é que o processo ganhe cada vez mais força e notoriedade ante as instituições financeiras.
Segundo dados do Statista, o portfólio ESG apresenta crescimento comparado aos anos de 2018 e 2019, com destaque para Europa, Canadá e Ásia, como apresentado no gráfico abaixo.
Se adaptar às novas necessidades é um ponto fundamental para as organizações que desejam se manter competitivas em mercados cada vez mais voláteis. Usar estratégias ESG é uma maneira de atrair investidores que buscam as empresas comprometidas com um futuro mais sustentável, humano, e seguro.