Diminuir o impacto ambiental das nossas indústrias, alternar suas fontes de energia é necessário. Nos últimos anos essa pauta tem ganhado bastante destaque juntamente com a demanda de operações ESG (Environmental – Social – Governance)

O objetivo é até o ano de 2050 zerar as emissões de carbono no setor industrial através da aplicação de tecnologia e principalmente a mudança das fontes de energia, para fontes renováveis e com impacto ambiental menor.

 

O assunto da descarbonização vem à tona em meio a um período onde a tecnologia e a transformação digital vem mudando drasticamente a forma como as indústrias operam. O movimento de digitalização permite a essas indústrias entender sua operação de forma que possam encontrar os pontos de melhoria de forma mais assertiva.

 

A tecnologia vem proporcionando ferramentas capazes de prover a consciência operacional dentro de uma instalação industrial. Favorecem o monitoramento em tempo real dos ativos industriais e também são responsáveis pela otimização da gestão de integridade de ativos.

 

A mudança energética do setor industrial 

 

O setor industrial é responsável por pelo menos 37% do consumo de energia mundial com uma larga emissão de CO2 na atmosfera. Entre as energias utilizadas nessas operações a energia hidroelétrica é uma das mais utilizadas, juntamente com fontes a base de queima.

A seguir mostraremos 02 exemplos de fontes de energias responsáveis por esse grande impacto.

 

Energia  Hidroelétrica

 

A energia hidroelétrica é a mais popular não somente no setor industrial, mas também na vida civil. É gerada através de usinas hidrelétricas que usam a força de afluentes para geração de energia elétrica.

 

Entretanto, esse tipo de usina é responsável por inúmeros alagamentos ao redor das suas instalações e também pela alteração no regime das águas. O impacto disso é a criação de microclimas, prejudicando a fauna e a flora da região.

hydroelectric plant

Um dos exemplos mais claros do impacto gerado é a Usina de Belo Monte no Brasil, na qual 500km² foram inundados para a construção do lago e aproximadamente 10.000 famílias tiveram que ser realojadas.

 

Energia termoelétrica

 

Esse tipo de usina necessita da queima para produzir energia a partir do calor. Apesar de serem usinas que podem ser instaladas próximas aos seus centros de consumo, reduzindo o custo de instalação, elas são responsáveis pela emissões de toneladas de gases poluentes que reduzem a qualidade do ar. Existem vários tipos de usinas desse porte, que utilizam diferentes tipos de material para combustão, entre elas:

 

  • Carvão
  • Gás Natural
  • Biomassa
  • Termonuclear

 

power energy plant

Transformação digital o caminho para a sustentabilidade

 

O período de transformação digital é caracterizado pela constante adoção de tecnologia em meio aos processos e operações industriais. O uso de tecnologia de ponta favorece o maior controle e monitoramento de muitos aspectos de uma operação e pode também ser a válvula de escape para indústrias que necessitam realizar a transição energética em suas plantas. Tecnologias como Digital Twin, IIoT, IA são capazes de gerar controle total sobre as muitas variáveis de uma operação.

process plant with smoke running out of tower

 

A transformação digital tem gerado resultados impressionantes e respaldado que através de tecnologia o homem é capaz de romper seus limites e realizar ações antes inimagináveis. Com o advento dessas tecnologias em meio aos processos industriais o setor tem em suas mãos as ferramentas necessárias para realizar sua transição energética em busca de uma operação limpa e sustentável.

https://www.mckinsey.com/industries/oil-and-gas/our-insights/reinventing-upstream-oil-and-gas-operations-after-the-covid-19-crisisIndustria de Óleo e Gás: Novos desafios
renewable-clean-energy-engineer-people-workingA transição energética nas indústrias é uma necessidade