ESG (Enviromental – Social – Governance) é a sigla que tem atraído os olhares das indústrias para uma necessidade iminente e de extrema urgência.

 

Desde as primeiras revoluções industriais, as indústrias  inseriram a automatização em suas operações. Na primeira, o carvão movia através do vapor as máquinas pesadas e substituía a força bruta humana da época. Já na segunda, a eletricidade não só revolucionou a indústria, como todo o mundo.

 

Ainda podemos citar a terceira revolução, na qual sistemas informativos, modelo just in time, e adesão a computação, introduzindo conceitos novos capazes de mais uma vez revolucionar a indústria através da digitalização.

pollution environmental industry

Como podemos ver, a mudança é parte natural dos processos industriais. É nas indústrias que nossos bens são produzidos, e é a partir das suas operações que podemos ter acesso a inúmeros produtos e serviços. Ademais, a indústria também é a responsável pelo geração de emprego e desenvolvimento das comunidades em que está presente.

 

Tendo isso em vista, podemos entender que o papel de uma indústria vai muito além dos seus processos internos, operações e produções.

 

Logo, a indústria exerce um papel fundamental nas nossas vidas, e é em meio a essa reflexão que o conceito de ESG torna-se importante.

 

Esse  conceito não é novo, mas só agora, frente aos riscos iminentes que o meio ambiente enfrenta, que o mesmo ganha força e visibilidade.

 

O Valor do ESG para as indústrias

 

Como dito anteriormente, a mudança é parte natural das nossas indústrias, e através do desenvolvimento que acompanham essas operações essas grandes indústrias são capazes de gerar mudanças em menores períodos e com impacto muito maior.

 

A tecnologia é a grande aliada na conformidade das operações industriais ao conceito ESG, mas ela não é o único pivô dessa grande necessidade.

petrocheical oil refinery

Indústrias devem ter consciência da sua importância em suas comunidades, a partir disso, é necessário traçar planos para que haja harmonia entre as esferas do ESG, respectivamente, meio ambiente, sociedade e governância.

 

Além disso, o desenvolvimento deve ser sempre acompanhado da responsabilidade.

 

É o ESG que dita:

– as políticas anticorrupção,

–  responsabilidades social

– uso de recursos de forma a minimizar impactos consequentes.

 

Talvez, o maior desafio para nossas indústrias dentro dessas 03 esferas esteja no quesito ambiental. Não por falta de vontade, mas pela complexidade, especialmente no que diz respeito a transição energética.

 

E é justo nessa complexidade que as indústrias têm o suporte de legislações governamentais e importantes instituições para que os objetivos do tratado de Paris sejam cumpridos.

 

O ESG não é uma tarefa simples, mas como podemos ver historicamente, o setor industrial possui a transformação em seu DNA, e em meio ao período de transformação digital e acesso a essas tecnologias, jamais vistas antes, que os novos horizontes começam a ser traçados.

windpower stationESG : Principais conceitos e aspectos para um futuro melhor
сlean technologyTransformação Digital: Caminho para ESG