Com a quarta revolução industrial o mundo começou a entrar em um estágio conhecido como transformação digital. Este período é marcado por inúmeras tecnologias que ganharam espaço entre as indústrias gerando novas possibilidades de otimização e controle sobre as operações e processos. Dentre as várias tecnologias emergentes deste período, iiot (Industrial Internet of Things) tornou-se fundamental para muitas empresas alcançarem melhores resultados através do controle sobre ativos, resultando em maior segurança aos operadores e meio ambiente. 

 

Technology meeting at cyber space table

Quando nos referimos a iiot, estamos falando de uma segmentação advinda da tecnologia de IoT (Internet of things), entretanto, a industrial internet of things tem sua aplicação voltada às indústrias e seus processos.

 

Temos um ebook exclusivo sobre todos os conceitos, aplicações, e definições da internet das coisas. Clique e baixe agora mesmo o Ebook: IoT in 5 steps.

 

  • O QUE É INDUSTRIAL IoT

 

A Industrial Internet of Things é uma segmentação de IoT voltada às necessidades específicas das indústrias dos mais variados segmentos. Através dessa tecnologia, máquinas, equipamentos, e processos, começaram a compartilhar dados entre si, em um processo conhecido como M2M communication, possibilitando o controle e monitoramento de diversos dados, de várias disciplinas dentro da operação, permitindo assim, com que os operadores responsáveis possam obter insights com dados precisos, e até mesmo identificar rapidamente anomalias que passariam despercebidas sem o auxílio da tecnologia.

 

A comunicação é feita através de sensores instalados nos elementos, máquinas, ou componentes a serem monitorados. A partir disso os dados extraídos são encaminhados a um hub onde são distribuídos e processados, e assim, possam ser acessados e analisados por operadores ou pessoal responsável.

 

Apesar das grandes vantagens que iiot pode oferecer aos processos industriais, essa tecnologia necessita do apoio de outras técnicas para que suas aplicações possam melhor exploradas dentro das instalações industriais.

 

O grande avanço do iiot sobre o processo industrial foi possível graças a evolução das DCS (distributed control systems), que em conjunto com a computação em nuvem possibilitam a automação e otimização dos processos industriais.

 

Além disso, o uso de Big Data, possibilitou que quantidades massivas de dados pudessem ser armazenadas e processadas em nuvem, tornando o fluxo de informações mais dinâmico, já que a partir do seu uso não há mais a dependência de dispositivos físicos para o armazenamento de dados. 

 

Dentro de uma planta industrial existem quantidades gigantescas de dados que são processados e examinados através de técnicas que fazem o uso de Big Data,  entretanto, há também a descentralização dessas informações através de arquiteturas computacionais chamadas de Edge Computing, que possibilitam com que as informações sejam processadas mais próximas do local onde são solicitadas, tornando o acesso aos dados mais rápido. 

 

A iiot pode ser encarada então como a tecnologia de base, que necessita de tecnologias como IA (Inteligência Artificial), Big Data, CDS, e Edge Computing, para que sua aplicação seja viável às várias exigências e variáveis que os processos industriais requerem.

connection hub

 

São várias as técnicas computacionais que tem trazido novas possibilidades de aplicações às indústrias. Entenda quais são os principais conceitos e técnicas computacionais que fazem o uso de Inteligência Artificial que a indústria tem usado a seu favor em um conteúdo que vai revolucionar sua visão sobre esse vasto campo tecnológico. Clique para saber mais!

 

  • IIoT para as indústrias de óleo e gás

 

As indústrias de óleo e gás são ótimos exemplos de operações complexas e delicadas, com muitas variáveis que devem ser consideradas para qualquer tomada de decisão. E é nesse tipo de cenário que o uso de iiot torna-se um diferencial importante que pode colaborar na revolução tecnológica vindas da indústria 4.0. Essas indústrias possuem operações com alto grau de complexidade, que envolvem grandes riscos aos operadores e ao meio ambiente em caso de falha, dessa forma, o monitoramento de ativos em larga escala, torna-se um ponto fundamental para um bom funcionamento da operação como um todo.

Pipelines And Refinery At Night

Graças ao uso de iiot alinhado à softwares e plataformas voltadas a necessidades específicas de cada operação, a indústria de óleo e gás tem a possibilidade de obter dados precisos sobre a integridade dos seus ativos, e o andamento de sua operação.

 

Para essa indústria, tarefas envolvendo manutenção e inspeção, que costumam ser grandes desafios a esse tipo de operação dado o tamanho e complexidade das instalações, podem ser potencializadas por meio da tecnologia de iiot. Através dos sensores, é possível identificar vazamentos de gás em áreas de difícil acesso, ou até mesmo identificar áreas de sobrecarga em tempo real, de sistemas de tubulações com centenas de quilômetros.

 

Alinhada a software específicos, são várias as possibilidades que a tecnologia iiot pode oferecer no controle de gerenciamento de riscos, controle de integridade de ativos, e gerenciamento de equipes em campo. 

 

Dada a relevância da industrial internet of things e grande expectativa de implementação pelas indústrias, estima-se que até o ano de 2030 a tecnologia deve render pelo menos 14.2 trilhões de dólares à economia mundial, segundo o artigo de Conrad Hofmeyr sobre o tema, publicado pela revista Forbes.

 

As diversas funcionalidades e aplicações desta tecnologia marcam significativamente o período de transformação digital vividos pelas indústrias nos últimos anos, e atraem os olhos de muitas indústrias que almejam a busca contínua por otimização e maior performance nas suas operações através de um fluxo contínuo e preciso de dados extraídos. 

 

É esperado que gradativamente as indústrias se adaptem às tecnologias da transformação digital e que seus processos deixem de ser feitos de forma manual e passem a ser automatizados e digitalizados. Sem dúvidas, a Industrial internet of Things têm apresentado potencial para ser uma das grandes responsáveis por essa grande revolução dentro do cenário industrial. Cabe agora agora às empresas a decisão de implementação dessa tecnologia que tem criados tantas  novas possibilidades desde seu surgimento após a quarta revolução industrial.

 

Agora que você já está familiarizado com as aplicações de iiot nos processos industriais, que tal conhecer detalhadamente plataformas que fazem o uso dessa tecnologia e possibilitam a implementação de uma rede de dados precisa sobre a integridade de ativos, gerado otimização de equipes de campo, e maior controle sobre a operação. Clique e conheça o Vidya Software.

 

industrial plant at nightInteligencia Artificial e sua aplicação para indústrias
industrial corroed pipelinesAutomatize atividades de Inspeção com o Vidya Software