A Vidya nasceu com a premissa de garantir soluções inteligentes para indústrias que necessitavam de um maior controle sobre a integridade dos seus ativos industriais. 

 

Foi pensando nos grandes desafios enfrentados pelas indústrias de Óleo e Gás, Petroquímicas, e mineradoras, que nosso time de especialistas em integridade desenvolveu a solução que tem levado grandes indústrias a alcançarem melhores resultados, com a otimização de processos que antes eram feitos de forma manual.

industrial corroed pipelines

VIDYA SOFTWARE COMO SOLUÇÃO PARA MELHORES RESULTADOS 

 

O Software da Vidya tem como objetivo garantir o amplo controle sobre a integridade dos ativos industriais em plantas com alto grau de complexidade. Por meio do uso da tecnologia de Digital Twin, que consiste na extração de dados reais em um sistema digital, possibilitando um fluxo contínuo de dados entre o ativo real e a sua representação digital, que alinhada ao modelo 3D, possibilita o fácil acesso e visualização sobre o status de integridade de cada elemento que se deseja analisar.

 

A extração e processamento dos dados sobre os ativos pode ser feita através de técnicas computacionais de inteligência artificial, que tornam viável o processamento de quantidades massivas de dados. Além disso, informações captadas pelos próprios operadores podem ser vinculadas ao modelo 3D, como fotos de campos e documentos de engenharia.

vidya digital twin

Com o uso de todas essas informações, o modelo 3D replica digitalmente o status real da planta real. A partir disso, pode-se ter acesso a análises e simulações de cenários que demonstram o nível de degradação dos componentes, seu tempo de vida remanescente e até mesmo o budget necessário para realizar atividades referentes a inspeção e manutenção.

 

VIDYA SOFTWARE COMO ALIADO NOS PLANOS DE INSPEÇÃO

 

Plantas complexas como as mencionadas anteriormente possuem grandes quantidades de elementos a serem inspecionados, dispostos em milhares de metros quadrados. Há ainda a dificuldade de locomoção, escalonamento de tarefas e uso de equipamentos de difícil manuseio dentro destas instalações gigantescas.

industrial plant at cloudy sky

O Vidya Software propõe uma revolução digital para a execução dessas tarefas de inspeção. 

 

A partir do modelo 3D pode-se criar listas, checklists,esquemas de atributos e planos de inspeção com as variáveis específicas da operação em questão. Neles podemos cadastrar informações como, espessura, grau de corrosão, medições diversas, custo de execução, etapas a serem executadas dentro de uma disciplina específica de inspeção, entre outras informações que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade da unidade industrial.

 

O software também possibilita o cálculo automático do tempo necessário para execução da inspeção nos elementos selecionados, facilitando o agendamento e a redistribuição de ordens de serviços entre as equipes. Na função de agendamento de tarefas, torna-se muito fácil visualizar quais tarefas estão em andamento e ocupação de demanda das equipes em um intervalo de tempo. Então, os procedimentos de inspeção são enviados a um tablet aos operadores encarregados, que podem ter acesso a informações, dados, procedimentos e documentos no campo para realizar sua atividade, e ainda, aquisitar dados quantitativos e qualitativos, fotos, marcações em 3D por meio do tablet, e automaticamente  sincroniza-los com o Digital Twin na base do Vidya Software. O programa também possibilita a roterização, garantindo maior eficácia nas atividades de inspeção com muitos componentes, gerando rotas otimizadas conforme inputs específicos, como distância entre elementos, por exemplo.

industry pipelines

Esse novo modelo de execução de tarefas de inspeção tem possibilitado elevado grau de otimização, menor tempo de execução e ainda a necessidade de menos pessoas envolvidas em campo, sendo empregadas em inspeções rotineiras de medições de espessura, inspeções visuais, inspeções com NDT e muitas outras. 

 

Como mencionamos anteriormente, esse tipo de atividade demanda uma grande quantidade de tempo e pessoal envolvido, se executadas por métodos tradicionais. Porém, com o Vidya Software, o número homens hora necessários nas atividades de inspeção  pode ser reduzido em 60%, ou . Se contarmos somente já o número de operadores expostos a atividades de campo pode se esperar uma redução de 66%. E é claro, 100% de controle sobre as equipes, documentações, planos de trabalho, rastreabilidade, etapas do processo e status de integridade sobre os ativos industriais.

 

Fale hoje mesmo com um de nossos especialista e entenda como o Vidya Software pode auxiliar sua operação. Que tal fazer parte desse seleto grupo de indústrias que fazem diferente? 

 

Clique aqui para entender mais como o Vidya Software vai fazer a transformação digital acontecer na sua indústria!

 

Vidya Smart Technologies, for Smart Industries!

connection hubIndústria 4.0: A Revolução causada pela IoT Industrial
flame pipe on refinery burningRevolucione as atividades de inspeção com o Vidya Software