As diversas técnicas computacionais de Inteligência Artificial tem revolucionado os mais variados aspectos, em indústrias dos mais diversos segmentos. Com o avanço da capacidade computacional dos computadores, e também a utilização de processadores gráficos de alta performance e computação em nuvem, essas indústrias obtiveram maior controle e performance sobre muitos processos e operações, sendo possível a extração de informações estratégicas sobre dados coletados pelas empresas em seus processos.

 

Para algumas indústrias, o uso de algoritmos preditivos, e descritivos, já é essencial para se alcançar melhores resultados e manter o posto de competitividade do mercado.

code of development of a software

Se você ainda não conhece as diversas possibilidades que o uso de inteligência artificial  agregou às indústrias, clique aqui e acesse um conteúdo onde explicamos detalhadamente o assunto.

 

Entre tantas aplicações possibilitadas pela inteligência artificial, a otimização de custos de execução, tempo total de execução, e uso eficiente de pessoal especializado em planos de inspeção e manutenção por meio de conjuntos entre algoritmos de aprendizado de máquina e algoritmos de otimização, tem se destacado entre indústrias que mantém operações em ambientes com alto grau de agressividade nos seus ativos, como por exemplo, offshores, indústrias de óleo e gás e mineradoras. 

 

Para essas indústrias, inúmeros indicadores de difícil interpretação precisam ser monitorados, para que o desenvolvimento de planos de ação, visando garantir a integridade estrutural dos ativos e redução de custos, sejam executados com o objetivo de redução do tempo de execução, quantidade de funcionários utilizada, deslocamento de equipamentos, e tempo de espera.

 

Entretanto, esse tipo de operação requer um árduo trabalho de inspeção e manutenção por parte dos operadores, que na maioria dos casos, recorrem a técnicas tradicionais que além de demandar muito tempo, estão suscetíveis a erros, sendo que em contrapartida, as soluções obtidas por métodos computacionais são mais precisas e viabilizam uma carga maior de trabalho com custos reduzidos.

industrial plant at night

Esse é um cenário enfrentado por diversas indústrias do ramo, no entanto, após a transformação digital, o uso de algoritmos de Inteligência Artificial conjuntamente com a tecnologia de Digital Twin possibilitou com que o planejamento destas atividades fosse automatizado e que planos de execução com menores tempos de execução e custo fossem encontrados e aplicados em campo.

 

DIGITAL TWIN E ALGORITMOS PREDITIVOS

 

O digital twin é uma réplica digital de um equipamento, operação ou planta industrial. Através dele o monitoramento de integridade de ativos pode ser feito continuamente por meio de dados coletados por sensores IoT, informações de campo, ou checklists. Além disso, os algoritmos de IA podem derivar da utilização de equipamentos móveis que são utilizados pelos inspetores, como tablets, gps, etc, como também podem ser automaticamente fornecidos por outros componentes que utilizam inteligência artificial e estão conectados ao sistema, alimentando assim, uma rica base de dados.

 

Entenda como o Digital Twin está revolucionando as instalações industriais e abrindo novas possibilidades de otimização e monitoramento. Clique aqui e acesse um conteúdo que vai mudar completamente o seu entendimento sobre essa tecnologia.

 

Através do Digital Twin, os algoritmos de Inteligência Artificial são capazes de reconhecer e extrair padrões que podem ser expressados matematicamente sobre uma grande quantidade de dados estruturados coletados, possibilitando a predição de desgaste de instalações industriais ou ativos, e sugerindo planos de execução de atividades de manutenção.

 

Tais características têm sido aproveitadas pelas indústrias por meio de softwares que agrupam essas tecnologias e viabilizam a coleta e processamento computacional, além de facilitarem a visualização e interpretação estratégica destes dados por meio de dashboards. Certamente o uso conjunto de Digital Twin e Inteligência Artificial possibilita o uso mais inteligente e estratégico dos dados gerados pelas empresas.

 

VIDYA SOFTWARE E ALGORITMOS DE IA

 

Como mencionado anteriormente, indústrias com operações complexas e ativos de alto valor, necessitam de maior controle sobre a integridade de seus ativos para garantir a ininterrupção do processo de produção e maior segurança à operação e operadores, minimizando custos de operação e manutenção.

 

O Vidya Software traz a solução ideal para esse problema. O software faz uso da tecnologia de digital twin em conjunto com métodos ou técnicas de inteligência artificial, que possibilitam predição e otimização para localização de componentes com maior desgaste, perda de capacidade produtiva, escalonamento de equipes especializadas para a execução das atividades de manutenção .

 

O software também faz uso de módulos personalizáveis, que além de automatizar a gestão de planos de manutenção e inspeção, também permitem a predição de custo e tempo necessário para a execução destes planos por meio do emprego de técnicas de otimização que utilizam os dados coletados e armazenados pelo software.

 

O uso de inteligência artificial por meio do Vidya Software tem proporcionado o uso inteligente de dados disponíveis, novas formas de otimização no uso de recursos, tanto ferramental quanto pessoal, redução de custo e aumento de rentabilidade às indústrias. 

 

Se você quer tornar a sua empresa um case de sucesso, clique aqui para entender detalhadamente como o Vidya Software vai revolucionar o seu processo industrial, reduzindo custos, otimizando mão-de-obra e garantindo a integridade dos seus ativos!

 

engineers-talkingGerenciamento de Equipes para a Indústria!
connection hubIndústria 4.0: A Revolução causada pela IoT Industrial