A inteligência artificial transformou o mundo através de sua aplicação para diferentes propósitos ao redor do globo. O uso recorrente e o interesse por esta técnica levaram a vários desenvolvimentos que transformaram rapidamente o ambiente operacional industrial através de avanços nas técnicas computacionais.

Desde 2020 podemos notar um movimento acelerado de digitalização impulsionado pela transformação digital e conceitos anteriormente apresentados na indústria 4.0. As tecnologias desenvolvidas nestes períodos e seu rápido surgimento proporcionaram visibilidade suficiente para ampla aplicação em tarefas complexas entre processos de produção e operações industriais.

 

 

A tendência é que, nos próximos anos, a aplicação e o uso da inteligência artificial evoluirá para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico interno com o objetivo de fornecer às indústrias o conhecimento e a automação necessários para realizar ações precisas para os desafios operacionais recorrentes.

Server engineer with laptop working on data security issues

A importância da inteligência artificial é indiscutível, entretanto, quando falamos de inteligência artificial não estamos falando de uma técnica isolada, mas de uma grande malha de subtécnicas que fazem parte do que conhecemos como inteligência artificial, como por exemplo:

Big Data:

A capacidade de analisar, processar, armazenar e obter informações de grandes quantidades de dados que não poderiam ser tratados por sistemas padrão. A técnica pode ser útil para a análise de vários tipos de dados, incluindo dados estruturados e não estruturados.

Machine Learning:

É a capacidade dos algoritmos de identificar padrões em conjuntos de dados e, a partir de sua própria experiência, modificar seu comportamento com o mínimo de interferência humana com base em padrões lógicos dentro dos dados analisados.

Active Learning:

É um procedimento de rotulagem manual para um subconjunto de dados que infere automaticamente as etiquetas com base no aprendizado dos outros subconjuntos.

 

Perspectivas Futuras

Estas são algumas das muitas técnicas disponíveis que fazem parte do termo amplo conhecido como Inteligência Artificial. Para o setor industrial, a aplicação da inteligência artificial vem como uma grande oportunidade para controlar variáveis difíceis que não poderiam ser feitas sem o apoio da tecnologia. A capacidade de monitorar uma operação inteira em tempo real com a oportunidade de melhorar a eficiência do processo, o uso de recursos e também a assistência nos processos de fabricação fez com que o valor de mercado da IA subisse para 327,5 bilhões de dólares com um investimento de aproximadamente 20 bilhões de dólares em startups no segundo trimestre de 2021.

Mature architect using digital tablet at construcion site

O potencial gerado é a capacidade de usar dados históricos acumulados, para limpá-los, de modo que se possam obter insights. Detectar padrões e aprender com eles.

A computação sempre foi algo importante, mas as condições limitantes de hardware que sempre foram barreiras têm sido superadas de forma a proporcionar um avanço nunca visto antes. Os hardwares de alto desempenho integrados a bancos de dados estão proporcionando desenvolvimento de algoritmos cada vez mais precisos.

Conclusão

A Inteligência Artificial tem sido uma técnica computacional altamente relevante para várias indústrias. Em um mundo cada vez mais digital, gerar valor com precisão sobre grandes quantidades de dados, frequentemente desorganizados, torna-se um diferencial para o futuro.

O crescimento deste mercado reflete uma busca por uma automação mais complexa apoiada por investimentos governamentais em pesquisa, que visam acelerar o desenvolvimento das já surpreendentes habilidades da Inteligência Artificial.

Leia mais: Data contextualization :  an artificial intelligence need for modern times

renewable energy landscapePerspectivas para o setor de energia renovável
Steel industry operatorsManutenção preditiva para gerir corrosão e reduzir falhas nas Indústrias de Aço