vidya technology blog
vidya technology blog

August 24, 2021

A transição energética nas indústrias é uma necessidade

By Andre Andrade

renewable-clean-energy-engineer-people-working

Encontrar soluções para transição energética dentro de plantas industriais é uma necessidade que requer ações.

Essa necessidade é fruto da corrida em busca de operações industriais para que não emitam gases greenhouses, sendo complacentes com o que chamamos de estratégias ESG (Environmental – Social – Governance)

 

 

O assunto tem ganhado força nos últimos anos. Governos tentam facilitar o caminho para uma mudança de operação, com o objetivo de contenção dos avanços do aquecimento global e mudanças climáticas no planeta.

 

A redução de custos e mudanças de políticas sobre o assunto foi o ponto de início dessa longa jornada em favor da descarbonização. Segundo dados da CNBC mais de 25% da produção mundial de energia é proveniente de fontes renováveis. Entretanto, há ainda um longo desafio pela frente para que de fato as mudanças possam ser observadas.

 

O primeiro desafio é em relação à implementação de novas energias em diferentes biomas. 

 

Cada país possui sua fonte de energia elétrica principal de acordo com suas principais características geográficas e também pelo seu consumo.

hidropower plant

Implementar painéis solares em países em que não possuem potencial solar, por exemplo, talvez não seja a melhor alternativa para suprir a demanda global crescente de energia. Além dessas variáveis há também a dificuldade de implementação, são muitos os países que não possuem infraestrutura necessária para uma mudança repentina em sua fonte de energia e operação.

 

Além destas variáveis é necessário analisar a dificuldade e certa resistência na adoção de fontes renováveis em países líderes em extração de óleo e gás, como por exemplo a Arábia Saudita. E também a necessidade de desenvolvimento de formas de estoque dessas novas tecnologias para que possam ser de fato utilizadas em escala global.

 

fpso tanker vessel

 

Se por um lado existem dificuldades, por outro, o setor industrial busca por alternativas e tecnologias capazes de tornar a mudança energética em algo suscetível para indústrias ao redor do mundo.

 

A queda do preço de painéis solares é um exemplo de como a redução de custos pode ser um atrativo para essas indústrias. Além disso, também podemos citar a mudança de políticas recentes sobre o assunto.

 

Em 2021 as consequências das mudanças climáticas se tornam claras. Enchentes na Alemanha, incêndios no Canadá, e neve no Brasil são alguns dos fenômenos climáticos que vem despertando o senso de urgência por parte das principais governanças.

 

É preciso encontrar alternativas capazes de darem respostas imediatas mediante a esses grandes eventos climáticos. Por mais complexo que o assunto seja, a Indústria 4.0 e a transformação digital podem ser a resposta para estes difíceis desafios.

 

Conhecida mundialmente como o período no qual as indústrias começaram a se digitalizar, desenvolvendo e implementando novas tecnologias capazes de executar tarefas humanamente impossíveis, a Indústria 4.0 é sinônimo de evolução tecnológica e pode ser um importante aliado na corrida pela descarbonização.

 

Leia: Indústria 4.0: Principais Aspectos, Aplicações e Perspectivas para o futuro

 

Por meio de dezenas de tecnologias hoje já é possível, por exemplo, armazenar energia proveniente de várias fontes de forma mais otimizada através de baterias à base de lithium.

 young-male-engineer-working-for-alternative-energy

A tendência é que nos próximos anos tenhamos desenvolvido tecnologias capazes de armazenar essa energia de forma escalável para que de fato as indústrias possam mudar suas energias, para fontes renováveis.

 

operator among solar pannelsPor que as industrias devem mudar sua fonte de energia
wind energy plantTransição energética é possível através da tecnologia
Go to Top