August 31, 2021

Transição energética é possível através da tecnologia

By Andre Andrade

wind energy plant

A transição energética é uma das pautas mais importantes para o setor industrial a fim de conter o avanço do aquecimento global. Mas como isso pode ser realizado de forma factível?

 

A necessidade de reduzir emissões de gases greenhouses tem tido bastante destaque nos últimos meses no mundo todo. O papel do setor industrial nessa mudança é o de transformar suas operações de forma que a dependência energética em fontes não renováveis seja erradicada.

 

A tarefa não é nada simples, e exige tempo e investimento para que seja de fato executada. Entretanto, a partir da transformação digital e suas tecnologias, as indústrias têm a oportunidade de implementar em suas operações ferramentas capazes de auxiliar esse processo de transição energética.

 

 

A Transformação Digital como ferramenta para descarbonização

 

A transformação digital é um processo pelo qual as indústrias vêm passando ao longo dos últimos anos. O conceito é o da digitalização e automatização de tarefas e operações com o auxílio de tecnologias de ponta em meio aos processos industriais.

woman analyzing data on desktop

 

Dentre essas tecnologias algumas já têm atraído a atenção dos gerentes de muitas plantas  devido aos seus benefícios gerados à operação. São elas: 

 

IoT (Internet of Things)

Digital Twin

Inteligência artificial

 

Essas 03 tecnologias vêm sendo os pilares de um forte processo de digitalização do setor industrial. A partir delas as indústrias podem se beneficiar de controle de dados e variáveis de difícil controle em tempo real, e assistida por analytics e algoritmos de predição. Essa combinação de tecnologias é capaz de prever cenários, gerar simulações, e identificar pontos de otimização dentro de uma operação.

 

Mas como exatamente essas tecnologias são o ponto de partida para um estratégia de descarbonização?

 

Atualmente existem alguns gargalos que impedem a adesão em massa de tecnologias como painéis solares e moinhos de vento. Entre os motivos para a dificuldade de implementação dessas ferramentas está o alto custo de investimento necessário, que apesar de apresentar queda nos últimos tempos, ainda é um obstáculo para a adoção em escala desse tipo de fonte energética.

clean energy with pollution

Outro fator, e talvez o mais importante, é a eficiência energética dessas fontes. Apesar das recentes evoluções em armazenamento através de baterias de lítio, há ainda uma grande lacuna no quesito de equilíbrio entre armazenamento e demanda.

 

Além disso, é necessário que essas estruturas tenham uma boa eficiência de produção de energia, capaz de suprir demandas e efetivamente quebrar a dependência sobre fontes energéticas responsáveis pelos impactos ambientais.

 

A combinação entre Digital Twin e IoT pode ser a solução para esse tremendo desafio.

 

A partir do momento em que existe um fluxo contínuo de dados sendo transmitido em tempo real há também um incrível ganho de comunicação e gerenciamento entre as estruturas. 

 

 

 

A melhora na comunicação é possível através de uma rede de comunicação IoT, juntamente com a aplicação da tecnologia Digital Twin resultando em otimização de produção, permitindo também a simulação de cenários e o constante monitoramento das operações, rastreamento de emissões e uso de energia. 

 

A aplicação de tecnologias digitais também é benéfico no quesito de gestão de integridade de ativos, garantindo jornadas de manutenção e inspeção otimizadas e com controle total.

Certamente a adoção de tecnologias Digital Twin e IoT nesse processo de transição energética é um ponto fundamental para as industrias que tem em seu escopo o objetivo de descarbonização.

renewable-clean-energy-engineer-people-workingA transição energética nas indústrias é uma necessidade
water treatment tanksA indústria de tratamento de água e seus desafios
Go to Top