A garantia de integridade de ativos é a disciplina responsável pela continuidade e segurança de uma operação industrial. Não importa a indústria ou seu setor, ter estratégias de integridade eficazes e eficientes é um desafio diário e que possui muita importância para todos os envolvidos na operação.

 

A integridade de ativos é a disciplina responsável por garantir a saúde dos milhares de componentes de uma planta, processo, ou máquina. É através dela que a operação é alimentada com informações sobre sobrecarga em elementos específicos, ou perda de capacidade produtiva. A gestão também é responsável pela garantia de performance e identificação de mecanismos de falhas. 

chemical plant-2

Ter uma boa metodologia de integridade de ativos é a garantia que o processo industrial terá uma operação contínua, sem falhas e com maior rentabilidade.

GESTÃO DE INTEGRIDADE E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

 

Embora a disciplina seja uma das mais importantes para a operação, ainda há muito que pode ser feito para que sua eficiência se torne cada vez maior. Geralmente, são empregadas equipes que devem realizar de forma manual uma série de inspeções em áreas específicas para identificação da necessidade de manutenção.

 

Realizar atividades de inspeção em uma planta industrial, como as de óleo e gás, por exemplo, não é uma tarefa nada simples e que demanda muito tempo para que seja executada.

 

Além da grande jornada de inspeção, existem ainda inúmeros documentos que devem ser utilizados nessas tarefas. São documentos de engenharia, desenhos técnicos, e até mesmo histórico de equipamentos ou máquinas.

chemical plant

Como pode-se notar, é uma disciplina que envolve muita força de trabalho e tempo, e ainda assim pode ser passível de erros que poderiam acarretar em falhas e consequentemente em interrupção na operação.

 

Entretanto, desde a ascensão da transformação digital, tecnologias como Digital Twin, Inteligência Artificial, e IoT proporcionaram novas perspectivas para essa imprescindível disciplina.

 

A transformação digital foi caracterizada como o período onde muitas tecnologias foram ganhando aplicações dentro das indústrias. A partir deste momento muitas disciplinas começaram a se tornar automatizadas e a gerar novas formas de execuções baseadas na digitalização e controle de variáveis. Entenda detalhadamente como esse período influenciou as muitas operações industriais através de um conteúdo que preparamos sobre o assunto. Clique e acesse!

 

A partir do momento em que Digitais Twins e Inteligência Artificial adentraram as indústrias, muitas ferramentas foram desenvolvidas através do uso destas tecnologias inovadoras. Entre elas softwares específicos que revolucionaram a gestão de integridade de ativos industriais.

Essas ferramentas são capazes de extrair e processar quantidades enormes de dados estruturados e não estruturados e a partir de algoritmos de Machine Learning estabelecer padrões que podem ser usados na hora de se tomar decisões.

 

Especificamente para a gestão de integridade de ativos, esses softwares possibilitam o gerenciamento de dados que podem ser utilizados para o planejamento de jornadas de inspeção e manutenção.

petrochemical plant

A mão-de-obra passa a ser alocada em pontos estratégicos de acordo com os dados extraídos e consequentemente há melhor aproveitamento das equipes em campo, e redução de tempo para execução das atividades.

 

Além disso, essas plataformas possuem sistemas de gerenciamento de documentos, capazes de facilitar o acesso e compartilhamento de documentos a equipes em campo.

 

Implementar essas ferramentas é essencial na busca por uma gestão de integridade de ativos mais assertiva, rápida e eficaz. São tecnologias que pouco a pouco se tornam mais comuns dentro das plantas industriais e que em alguns poucos anos, se tornarão essenciais.

 

A jornada para a digitalização se tornará em breve o ponto de diferenciação das indústrias que estão à frente de seu tempo. Em uma era cada vez mais digital, aqueles que abraçarem a inovação terão em suas mãos as ferramentas necessárias para continuar gerando valor sobre sua cadeia produtiva, com flexibilidade e excelência.

 

Young engineer standing outdoors by oil refinery, arms crossed.Transformação Digital: Soluções para Integridade de ativos
oil refinery factory at cloudy skyFábricas inteligentes e sua busca contínua por otimização