As indústrias de papel e celulose são uma das indústrias mais importantes e tradicionais do mundo. Apesar dos obstáculos enfrentados nos últimos anos, essa é uma indústria que vem apresentando um bom crescimento.

 

Com a chegada da transformação digital a indústria de papel e celulose precisou enfrentar a queda no consumo de papel gráfico e redirecionar suas energias para outros segmentos. Essa mudança foi capaz de frear os impactos de consumo e permitir com que essa indústria continuasse a gerar crescimento.

tablet showing iot connection

Entretanto, a indústria de papel e celulose ainda tem alguns desafios pela frente para a manutenção de sua produção. Entre esses desafios podemos destacar o gerenciamento florestal, encontrar formas de otimização de custo em sua operação e estar a par para novas mudanças em sua cadeia de consumo.

 

O futuro do setor de papel e celulose

 

Com as tecnologias inovadoras que surgiram pela transformação digital, a indústria de papel e celulose tem a possibilidade de contornar todos esses obstáculos e gerar crescimentos ainda maiores.

 

O uso de inteligência artificial e analytics alinhados com a automação são grandes aliados nessa corrida pela transformação digital. Com a implementação dessas tecnologias nos processos o setor de papel e celulose poderá gerar conhecimento de valor que posteriormente poderá ser transformado em ações

Paper factory, storage

Algumas das vantagens geradas pelo uso dessas tecnologias pode ser diretamente responsável pelo contorno daqueles desafios mencionados acima.

 

Entre eles podemos destacar:

 

  • Análise e controle de Consumo de aditivos químico
  • Manutenção preditivas otimizadas
  • Controle de consumo de energia
  • Automação de processos
  • Controle remoto dos processos

 

Para que isso seja possível, o setor deve abraçar a transformação digital e caminhar em direção à digitalização. Não se trata apenas de uma tecnologia isolada que trará esses resultados, mas sim de um esforço conjunto com o uso e adaptação de tecnologias para resolução de problemas.

 

Apesar de serem necessárias várias tecnologias, o uso do Digital Twin merece destaque.

 

A tecnologia digital twin é a tecnologia capaz de centralizar dados em tempo real provenientes de um fluxo contínuo. Dessa forma, os dados gerados por sensores, algoritmos e outras técnicas podem ser centralizados e dispostos de forma com que possam ser interpretados.

A tecnologia digital twin certamente é um dos grandes aliados na jornada da transformação digital para o setor de papel e celulose. Basta agora esta indústria estar pronta para a adoção dessas tecnologias que além de suportarem o setor em suas dificuldades, tem a possibilidade de gerar mais segurança, controle, e melhores resultados.

 

mining industry site seen from aboveMineração e Transformação Digital - Uma combinação sustentável
Oil rig in the oceanA recuperação na produção americana de Óleo e Gás