Ferramentas para o gerenciamento online de equipes tem sido cada vez mais procurados, e a sua praticidade ficou ainda mais visível durante o distanciamento social devido à pandemia de COVID-19. 

Apesar de serem ferramentas muito utilizadas em trabalhos administrativos e financeiros para acompanhar metas e estabelecer novas tarefas, o seu formato ainda não é 100% adaptado para a indústria, especialmente para tarefas de inspeção e manutenção, na qual as equipes costumam ser geridas a partir de planilhas.

Industry 4.0: The Team Management revolution

Essas ferramentas de gerenciamentos de equipes remoto fazem parte da 4ª Revolução Industrial, que apresenta a proposta de digitalizar os processos industriais a fim de tornar a produção mais eficiente, flexível e sustentável.

Em conjunto com a necessidade de trabalho remoto em todo o mundo, devido à pandemia e o lockdown, muitas empresas e setores da indústria tiveram que mudar a forma como efetuavam suas atividades e procurar soluções inovadoras. Nesse processo, os gerentes que já adotavam softwares e soluções digitais para o gerenciamento de equipes, estão um passo à frente. É isso que um texto recente da America’s Back Office, uma empresa estadunidense de Recursos Humanos, ressalta sobre o período:

“Os gerentes que já sabem sobre o crescimento do trabalho remoto na 4ª Revolução Industrial, estão em vantagem nessa crise. Mas todos podem se beneficiar disso à longo prazo, se aproveitarem a oportunidade de mudança que ela apresenta.”¹

Com a virtualização e a descentralização das atividades, ambos pilares da Indústria 4.0, empresas focadas na área de soluções inovadoras para o processo industrial , há anos se empenham na área de desenvolvimento de softwares que fizessem parte dos princípios colocados por essa revolução.

Assim, a Vidya Technology desenvolve e trabalha com as próprias soluções inovadoras. Um exemplo é o Vidya Software, uma ferramenta desenvolvida para integrar todas as fases do PLM (Project Life-cycle Management), desde os desenhos técnicos de engenharia, até a fase de Operação e Manutenção (O&M).

Dentre as várias competências que o software tem, está o gerenciamento remoto de equipes para inspeção e manutenção. Com um formato feito para as indústrias, é possível gerir as equipes a partir das Ordens de Serviço (OS) geradas a partir dos planos de execução. Com as OS, é possível escolher qual será a rota de inspeção ou manutenção a partir de atributos atrelados aos ativos, como por exemplo o nível de CDS (Corrosion Degradation State), ou a partir da proximidade entre os ativos.

Dessa forma, você poderá colocar no seu cronograma:

  1. Quais ativos necessitam de  inspeção;
  2. Qual a rota de inspeção escolhida;
  3. Quando será a data inicial de inspeção ou manutenção dos ativos;
  4. Gerir qual ou quais equipes serão responsáveis pela inspeção / manutenção;

Esse é um gerenciamento online de atividades e equipes que te oferece 100% de controle sob a produtividade das equipes, planos de execução e status da integridade dos ativos, e tudo em tempo real.

A adoção de tecnologias digitais para o gerenciamento de equipes e atividades, assim como para a automação e análise de dados, é uma das principais recomendações estratégicas  para quem trabalha na indústria. Vidya Software pode reduzir cerca de 60% das pessoas em campo para atividades de inspeção e reduzir em até 30% as pessoas em campo para as atividades de manutenção.

O gerenciamento remoto de equipes se tornou uma necessidade em 2020, mas há bons proveitos que podemos tirar disso, pois usando tecnologias digitais, você pode integrar processos e ciclos, aumentando a produtividade das equipes e reduzindo custos em atividades de inspeção e manutenção.

Se você tiver interesse de saber mais sobre como a nossa ferramenta funciona, você pode fazer o download da nossa apresentação clicando aqui.

Obrigado por ler até o final!

¹Tradução de responsabilidade do autor do texto. O texto original está em inglês e pode ser acessado aqui. 

 

digital-twin-dashboard-computerNovas Tecnologias estão aumentando a produtividade em Offshore
industrial plant at nightInteligencia Artificial e sua aplicação para indústrias