Diversos setores da indústria, como Offshore, tem investido em pesquisas tecnológicas para reduzir tempo e custo das atividades industriais. Dentre as diversas ferramentas que têm sido utilizadas para o aprimoramento da produtividade nas plantas industriais, a digitalização de documentos e análise de dados em plataformas digitais merecem uma atenção especial.

Com softwares que podem ser operados de forma remota, o gerenciamento de ativos industriais se tornou uma tarefa mais integrada. Com ferramentas que auxiliam o ordenamento e planejamento de atividades de inspeção e manutenção de acordo com planos de execução feitos previamente. Essa otimização na performance reduz o número de pessoas envolvidas em atividades de campo, e aumenta a produtividade das que precisam estar lá, te oferecendo o melhor custo benefício.

Segundo a revista digital “A Voz da Indústria”, um canal de conteúdo de iniciativas da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a chamada Manufatura Avançada, um conceito que deriva da Indústria 4.0, pode reprojetar a produção de uma forma mais prática e trazer competitividade através da tecnologia:

Se tiver interesse em conteúdos sobre a Indústria 4.0, faça o download do nosso ebook clicando aqui. 

“Dessa forma, gerar lucro e crescer precisa ser colocado em uma perspectiva de longo prazo, encontrando maneiras de lidar com as restrições de energia, os recursos e os impactos sociais e econômicos. Com isso, a Manufatura Avançada surge como uma forma de produção inteligente e inovadora, ajudando a reduzir o consumo de energia, utilizando as plantas de forma mais eficiente e sustentando o negócio em completo equilíbrio com o meio ambiente e a sociedade.”

Assim, a tecnologia na indústria não traz benefícios somente para a produção, mas também pode diminuir os riscos de desastres ambientais e trazer mais segurança para quem precisa estar presencialmente na planta industrial. Já falamos sobre esse assunto em outro texto aqui no blog, você pode clicar aqui para acessá-lo.

Digitalização: esse é o futuro das plantas Offshore?

Diversos engenheiros e equipes técnicas têm avaliado os resultados da transformação digital para a otimização das plantas industriais, como Offshore, e alguns deles começaram a desenvolver projetos para que o processo industrial fosse mais seguro e eficiente. Um exemplo disso é o software criado e desenvolvido pela Vidya, que teve início na ideia do nossos founders.

O Vidya Software trabalha a partir de um inventário geral da planta industrial, que reúne documentos de engenharia, desenhos técnicos, e toda a base de dados da primeira fase do PLM (Project Life-Cycle Management) em uma única plataforma. A partir disso, o sistema trabalha com inputs a partir de um tablet de campo ou sensores IoT (Internet of Things) para inspeção e fornece outputs de manutenção a partir de algoritmos preditivos e Inteligência Artificial.

“Notamos que ter um inventário com todos os componentes de uma planta industrial e saber a integridade de cada um deles é um trabalho magistral sem dispositivos digitais. Foi ali que percebemos que a indústria precisava de uma solução”.

1_FotoBlog (1)-1

Com base nos documentos de engenharia, utilizamos a tecnologia de Digital Twin para fazer um gêmeo digital da sua planta industrial. Um Digital Twin não é somente um modelo 3D, já que há um fluxo constante de dados que passa do modelo digital para o objeto físico e vice versa.

Cada elemento que está centralizado nessa plataforma digital pode ser classificado a partir de atributos catalogados pelo próprio operador, como a dimensão, cor do elemento e área superficial, por exemplo. Para cada um desses componentes você pode gerar uma Ordem de Serviço (OS) e adicionar documentos e planilhas específicas para a manutenção dos mesmos.

Para a fase de inspeção dos ativos industriais, selecionando os elementos que precisam ser inspecionados, é possível escolher rotas para inspeção com base na prioridade de cada ativo, ou então a partir da distância entre os componentes, por exemplo. Feito isso, você pode adicionar um cronograma para as equipes responsáveis pela inspeção, e acompanhar a execução das atividades através do próprio software. O tablet também conta com auto-sincronização e suporte offline, reúne as informações coletadas pela equipe de campo, incluindo fotos e checklists que podem ser acessados em tempo-real.

Com esses inputs da equipe de inspeção combinados com os atributos dos elementos (como área superficial do elemento, material que é feito, se é necessário acesso com irata ou andaime) os algoritmos preditivo e de otimização conseguem delinear quais elementos precisam de manutenção ou então calcular o status de vida remanescente dos ativos, sob análise.

Assim, você consegue gerenciar a integridade dos ativos industriais de forma remota e ter controle sobre o status de execução das atividades de inspeção e manutenção de cada equipe e elemento, além de conseguir gerar um budget de manutenção com base em quais elementos foram selecionados, quais seus planos de execução, as equipes responsáveis e o cronograma de execução.

“Concluímos nos nossos casos de uso que o Vidya Software pode reduzir de 3 pessoas embarcadas para atividades de inspeção, para apenas 1 responsável. Além  disso, desde o survey básico da FPSO até a emissão de OS, diminuímos cerca de 60% do H/h. São dados significativos do aumento da produtividade em atividades de inspeção. ” – Otávio Corrêa.

Tecnologias digitais podem aumentar a produtividade e a competitividade na indústria, trazendo ótimos resultados econômicos. Além disso, aumenta a segurança para quem trabalha presencialmente nas plantas industriais e pode evitar desastres ambientais e manter toda a operação dentro de normativas legais. Faça parte do futuro! Vidya: tecnologias inteligentes para indústrias inteligentes. 

Se você quiser ver mais resultados como os citados pelo nosso CEO, clique aqui para fazer o download da nossa apresentação geral de resultados.

offshore-in-sunset-lightsNovas alternativas para o Gerenciamento de Integridade de Ativos
engineers-talkingGerenciamento de Equipes para a Indústria!