O termo industria 4.0 surgiu após um projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão que promovia a transformação dos processos e operações industriais através do emprego de tecnologia digital.

 

Assim como a primeira e segunda revolução industrial, a indústria 4.0 também têm causado grandes disrupturas nos modelos de produção e operações com o avanço de tecnologias que proporcionaram mudanças jamais vistas anteriormente.

 

É graças ao emprego de tais tecnologias que constantemente os modelos de operação industrial têm atingido melhores resultados e a cada dia as indústrias têm se tornado inteligentes.

worker on digital platform

 

 

A INDÚSTRIA 4.0 COMO FERRAMENTA DO FUTURO

 

A partir do momento em que as indústrias começaram a ter controle de dados através de sensores, gêmeos digitais, e inteligência artificial, as fábricas começaram a se tornar inteligentes inaugurando uma nova era digital para o setor industrial.

 

Essa nova era é caracterizada pela constante automatização de processos, tornando custos mais baixos, permitindo a predição de falhas, ou pontos de baixa performance dentro de um dado processo ou operação, e ainda melhor gerenciamento de mão-de-obra, que a partir da nova era digital pôde ser alocada em pontos estratégicos, atingindo maior performance.

 

Essas são algumas das dezenas de vantagens proporcionadas pela indústria 4.0 e que a cada dia tem se tornado um pré-requisito para indústrias que querem se manter competitivas dentro do mercado, proporcionando segurança, confiabilidade, e flexibilidade às suas operações.

heavy industrial pipeline

Embora o conceito de indústria 4.0 seja  bem difundido dentro do setor industrial, foi no ano de 2020 que a implementação de tecnologias de ponta se tornou imprescindível. Entenda os impactos da pandemia dentro das operações industriais e como a indústria 4.0 e transformação digital trouxeram ferramentas essenciais para superação da crise do setor clicando aqui.

 

OS PRÓXIMOS PASSOS PARA UMA ESTRATÉGIA DE SUCESSO

 

Manter-se atualizado e usufruir de tecnologia de ponta pode ser a grande chave para o sucesso das indústrias nos próximos anos. Em uma era cada vez mais digital, ter em mãos as ferramentas necessárias para tomada decisões a partir de fluxos contínuos de dados torna-se o grande diferencial para uma operação mais flexível.

 

É necessário inovar e manter-se sempre a frente, alocar tecnologias em diferentes aplicações e a partir do seu uso encontrar novas oportunidades de otimização.

 

Em meio a essa corrida digital o uso de digital twin se destaca, sendo ela, uma das principais ferramentas responsável pelo acesso a um fluxo contínuo de dados, promovendo o acesso às informações necessárias para uma operação contínua, flexível e com performance otimizada.

data on a digital platform

O digital twin é um dos carros chefes provenientes da indústria 4.0 e é através do seu uso que muitas indústrias tiveram acesso a uma nova era digital. Clique aqui e acesse um conteúdo detalhando a importância de digital twin em um processo industrial.

 

A previsão é de que nos próximos anos os processo industrial se digitalizem ainda mais, gerando novos modelos de negócios pautados pelo uso de dados. Gêmeos digitais, e algoritmos de inteligência artificial tendem a se tornar os principais responsáveis por essa disruptura do setor industrial, e às indústrias cabe a busca constante pela digitalização dos seus processos e operações através da indústria 4.0

 

complex industryTransformação Digital e a necessidade de reinvenção durante a pandemia
oil drilling rigInteligência Artificial e Digital Twin: A disruptura do setor indústrial