Inteligência Artificial tem sido uma das tecnologias que mais refletem o período de transformação digital. É a partir das várias técnicas computacionais de IA que algoritmos capazes de extrair e processar quantidades gigantes de dados podem ser desenvolvidos e aplicados nas indústrias.

oil rig platform

A inteligência Artificial é uma das técnicas computacionais com maior destaque na última década. Por conta disso, preparamos um conteúdo que abrange os principais pilares dessa tecnologia que vem revolucionando nossas vidas. Clique e acesse!

 

Vivemos em uma era cada vez mais digital e a cada dia novas tecnologias tomam conta da nossa rotina, das nossas cidades, e também das indústrias. Entretanto, apenas as técnicas de inteligência artificial não são suficientes para que essa revolução digital acontecesse.

 

Inteligência Artificial não se trata apenas de uma técnica isolada, mas sim, de um conjunto de técnicas que necessitam do auxílio de outras tecnologias para que seus objetivos sejam cumpridos. São os sensores IIoT e Digital Twin, os grandes responsáveis pelo ganho de performance dos algoritmos de inteligência artificial.

 

IIoT é um dos principais responsáveis pela transformação digital nas indústrias, entenda como essa tecnologia é imprescindível para as operações através do nosso artigo. Clique e acesse. 

 

DIGITAL TWIN E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

Digital twin é uma das tecnologias responsáveis pela forte disruptura com modelos tradicionais de operação e processos. É através de seu uso que a nova era digital ganhou mais espaço dentro das indústrias. Um digital twin nada mais é do que um modelo virtual idêntico à um ativo real, no qual existe um fluxo contínuo de dados provenientes desse ativo real.

 

É graças ao emprego dessa tecnologia que muitas indústrias puderam gerar novas formas de automatização em seus processos.

data analytics reflection

A partir do momento em que existe um fluxo contínuo de dados, visualizar elementos, identificar anomalias que possam indicar perda de performance, ou até mesmo a raiz de falhas que possam desencadear interrupções em uma linha de produção, se tornam tarefas simples, rápidas, e com um grau de assertividade que não poderia ser atingido de forma manual.

 

Quando usamos algoritmos de predição e otimização em um Digital Twin, o fluxo contínuo de dados passa então a ser processado por mecanismos capazes de prever possíveis cenários, identificar oportunidades otimização no fluxo de trabalho atual, ou até mesmo gerar alertas quando necessário.

 

As possibilidades geradas pela junção dessas duas tecnologias são inúmeras e cada vez mais os softwares e serviços industriais tem se aprimorado para que essas tecnologias superem a complexidade dos processos industriais e possam dirigir essas companhias à transformação digital.

 

 

Ter um software capaz de prever cenários, refinar o uso de mão-de-obra em campo e encontrar novas oportunidades de otimização tem atraído a atenção das indústrias que historicamente se mostravam menos receptivas à transformação digital.

 

É graças aos resultados que o uso de uma ferramenta refinada pode trazer às operações industriais que essa mudança de posicionamento dos gerentes e diretores vem acontecendo.

hand of a businessman holding a robot hand

Ter dados cruciais para tomada de decisões em alguns cliques, localizar anomalias, traçar planos de manutenção de acordo com a saúde dos ativos, e otimizar o tempo de equipe em campo são apenas algumas das muitas mudanças que o uso de IA, Digital Twin e IIoT tem proporcionado às indústrias. 

 

A tendência é que essa necessidade de digitalização do setor industrial se intensifique ainda mais nos próximos anos. Segundo estudo publicado pela Gartner é previsto que em 2022 pelo menos dois terços das companhias que já fazem uso de IoT tenham implementado também o Digital Twin em suas operações. Além, o mesmo estudo ainda indica que 13% das indústrias já fazem o uso de digital twin e que 62% estão no processo de implementação.

 

Isso nos mostra a consciência por parte do setor em refinar seus processos e operações através do uso de tecnologia para que melhores resultados sejam atingidos. 

 

Entenda detalhadamente como os softwares vem fazendo o uso de digital twin e inteligência artificial e suas vantagens para o setor. Clique e acesse agora mesmo.

 

worker on digital platformIndústria 4.0: sua indústria está pronta para a inovação?
Oil tank in cargo service terminalEstratégias de sucesso por trás da Transformação Digital