As indústrias de papel e celulose fazem parte do grupo de indústrias que possuem operações complexas em seus processos, e que tem a possibilidade de otimização e digitalização através de novas tecnologias provenientes do periodo conhecido como indústria 4.0.

 

Assim como outras indústrias, como as de óleo e gás, mineradoras, e offshores, a indústria de papel e celulose possui instalações industriais gigantescas, e que possuem um grande número de ativos que necessitam ser constantemente monitorados para que interrupções repentinas na linha de produção, seja por conta de falhas ou variavéis de dificil percepção, não aconteçam.

Paper factory, storage

Embora o desenvolvimento tecnologico tenha proporcionado aplicações que vêm digitalizando e automatizando cada vez mais os processos industriais,  essas indústrias ainda passam por um lento processo de transição entre métodos tradicionais de gerenciamento para os novos modelos de controle e otimização que foram popularizados após a transformação digital.

 

A transformação digital foi um movimento que gerou grandes mudanças no cenário industrial. A partir dela, atividades que eram feitas manualmente passaram a ser executadas de forma automatizada através de tecnologias inovadoras como IoT, Inteligência Artificial, e Digital Twin. Entenda detalhadamente como esse processo de transformação gerou novas possibilidades para as indústrias através de um conteúdo que vai te deixar atualizado sobre as mudanças que o cenário industrial vem passando ao longo dos últimos anos. Clique e acesse!

 

 

AS POSSIBILIDADES GERADAS PELA DIGITALIZAÇÃO

 

 

Um dos maiores desafios para a indústria de Papel e Celulose é o de garantir o funcionamento ininterrupto da sua linha de produção. Para que isso seja possível, é necessário com que a operação como um todo seja analisada minuciosamente, com o objetivo de detectar possíveis mecanismos de falha que possam desencadear acidentes ou perca de capacidade produtiva.

 

Ter o controle sobre as diversas variáveis que envolvem a operação é uma tarefa praticamente impossível de ser executada manualmente, e que se torna passível de erros e imprecisões. Entretanto, com a ajuda de tecnologias pós transformação digital, essa tarefa tornou-se muito mais simples, rápida, e precisa.

work at industry floor

Nas últimas décadas tecnologias como Inteligência Artificial, IIoT, e Digital Twin, começaram a ser implementadas dentro das plantas industriais, com isso, a extração, processamento e análise de quantidades imensas de dados passaram a ser feitas de forma automatizada e precisa.

 

Graças ao avanço dessas novas técnicas proporcionadas pelas novas tecnologias dentro das operações, os responsáveis passam a ter acesso a informações valiosas sobre as diversas disciplinas do processo, tornando as tomadas de decisões estratégicas muito mais assertivas, sendo embasadas em informações que dificilmente poderiam ter sido obtidas de forma manual.

 

Através dos sensores, algoritmos, e gêmeos digitais, os gestores têm acesso a informações sendo extraidas e processadas em tempo real, sobre o estado de integridade de cada ativo dentro do processo, se há necessidade de manutenção, ou perca de sua capacidade produtiva.  Outras informações importantes como, gestão de inventário e até mesmo predição de possíveis falhas passam a ser feitas de maneira automatizada, gerando novas perspectivas de performance.

 

As possibilidades geradas após o periodo de transformação digital são inúmeras, e pouco a pouco novas formas de aplicação são encontradas e adaptadas às necessidades específicas de cada operação.  Para a indústria de papel e celulose, basta seguir a onda da digitalização e fazer parte da inovação

Log on woodworking machine, nobody, sawmill

Dia após dia, as indústrias vem trazendo a transformação digital para dentro de suas instalações e com o uso dessas tecnologias inovadoras tem alcançado resultados cada vez melhores, reduzindo riscos, otimizando tempo de equipe em campo, e evitado interrupções na linha de produção. A aplicação das técnicas advindas da transformação digital tem permitido um controle sobre a operação jamais visto anteriormente, e que tem atraído muitos gestores a testarem novas formas de gerenciamento em busca de maior performance e rentabilidade.

 

Caso você tenha interesse, tenho um conteúdo que explica detalhadamente as vantagens de implementação das tecnologias vindas da transformação digital. Clique aqui e acesse!

 

 

 

offshore platform at sunny skyVidya Software: uma ferramenta inteligente, para indústrias inteligentes
Paper factory, storageVidya Software: A nova era digital para o setor de papel e celulose