Intro

A integridade estrutural de um equipamento ou peça é essencial para o bom funcionamento de uma operação industrial. Para que haja uma garantia de segurança dentro das indústrias, é na fase de operação e manutenção em que gerentes de integridade tem o grande desafio de garantir que todos os equipamentos em operação possam manter seus níveis de produtividade, segurança e performance através de contínuo monitoramento e ações corretivas, caso necessário.

Neste blog falaremos um pouco sobre as principais características de problemas relacionados à integridade estrutural de um equipamento e como esse problema pode ser solucionado.

O que é

Integridade estrutural diz respeito a capacidade de um ativo suportar cargas sem se deformar além dos índices de segurança ou gerar rachaduras que possam comprometer a capacidade daquele ativo em continuar exercendo suas funções no futuro. O equipamento deve suportar seu próprio peso e resistir a eventuais forças naturais como ventos fortes ou condições climáticas adversas.

Falhas comuns

Entre as principais causas de falhas relacionadas a integridade estrutural de um ativo estão:

  • Deformação por carga execessiva: Essa falha é decorrente de cargas que elevam os níveis de estresse de um equipamento além da sua capacidade, gerando acidentes catastrófico.
  • Corrosão: Embora seja um fênomeno natural, a corrosão é responsável por inúmeros problemas em uma operação indústrial, entre eles o de integridade estrutural. Se não for bem gerenciado, o processo corrosivo tende a se alastrar por um equipamento gerando fadiga até o ponto que o mesmo falhe sob condições normais de carga
  • Qualidade dos materiais: A qualidade ou especificações de um material é aspecto fundamental para a boa integridade estrural de um ativo. Se o ativo é manufaturado a partir de materiais inadequados as chances de desabamento ou acidentes passa-se a ser iminente.
  • Erros de construção: Assim como a escolha de um material pode ser causa fundamental para um acidente, a forma como o equipamento é manufaturado também. Erros de processo podem desencadear mal funcionamento e falhas inesperadas em meio a uma operação.
  • Gestão de integridade de ativos ineficiente: Ainda que a estrutura apresente os problemas citados acima, é possível prever e monitorar condições para evitar-se acidentes através de manutenções preditivas eficazes. Se gerentes não possuem uma gestão de integridade de ativos eficiente, podem ter grande dificuldade em entender quais são as prioridades de manutenção, e não executar as ações mitigadoras antes de uma falha

Como gerenciar a integridade estrutural?

Tecnologias digitais que surgiram após a transformação digital são ferramentas que possibilitam que os operadores tenham maior controle sobre diferente aspectos das operações industriais. Deste as fases íniciais de um projeto até a hora em que este projeto ja está em operação.

Sensores IoT, Inteligência Artificial e Digitais Twins são ferramentas que rapidamente se tornarão imprescíndiveis para qualquer tipo de operação. Através delas gerentes tem acesso a informações precisas e em tempo real sobre multiplas frentes dentro de um processo complexo.

A aplicação das tecnologias corretas em funções relacionadas a gestão de integridade tem sido, além de uma grande forma de otimização da força de trabalho, uma ótima solução para monitoramento de condições sobre a integridade de ativos que não seriam possíveis sem o apoio digital.

heavy-industrial-chemical-factory-at-night

Conclusão

A integridade estrutural é um importante aspecto referente a segurança de um equipamento, peça, ou ativo durante a fase de operação e manutenção.

Falhas de manufatura ou escolha de material, assim como níveis excessivos de corrosão e carga pode gerar acidentes de grande magnitude. Entretanto, com o desenvolvimento e aplicações de tecnologias digitais para monitoramento de integridade têm possibilitado os responsáveis por segurança a terem informações cruciais para execução de ações mitigadoras precisas e eficazes.

Clique para entender mais

Mature architect using digital tablet at construcion siteComo a contextualização de dados auxilia a gestão de ativos
Oil and gas operations, IraqO processo corrosivo na indústria de Óleo e Gás