O monitoramento de corrosão interna já é um assunto bem conhecido pela indústrias, sendo a corrosão responsável por grande parte das falhas em processos industriais, muitas técnicas e Hardwares são empregados para a captação de dados sobre o nível de corrosividade e degradação em tubulações, garantindo as informações necessárias para análise de degradação e necessidade de concepção de planos de manutenção.

 

Se você quer entender mais sobre o monitoramento destes processos corrosivos e como as indústrias tem performado estas atividades, clique aqui e acesse um conteúdo detalhado sobre esse assunto!

 

oil-refinery-factory-at-the-cloudy-sky-petrochemic-MW6GXHZ

 

As técnicas mais empregadas pelas indústrias para monitoramento de corrosão nestes componentes são realizadas utilizando cupons de corrosão. Após um período de exposição de 3 a 6 meses no meio corrosivo, são feitas análises laboratoriais nesses espécimes para o cálculo de perda de massa para os cupons. Quando se deseja respostas mais rápidas e até online da taxa de corrosão, podem ser empregadas sondas de resistência elétrica cujo aumento da resistência elétrica dos elementos sensores indica a taxa de corrosão do meio.

Conheça detalhadamente todos os Hardwares e técnicas empregadas pelas indústrias para um monitoramento de corrosão de corrosão interna, clicando aqui!

 

Entende-se que alguns tipos de operações requerem um monitoramento contínuo das taxas de corrosão, com um fluxo em tempo real de captação de dados para que a operação continue operando sem falhas, garantindo a segurança e conformidade com as regulamentações vigentes.

 

Como dito anteriormente, os cupons de corrosão necessitam de pelo menos 3 meses em contato com o meio corrosivo para o cálculo de taxas de corrosão, já as sondas podem entregar resultados dentro do período de alguns dias ou até mesmo horas.

 

A solução para esse necessidade é o IoT Data Logger da Vidya!

 

IOT DATA LOGGER

datalogerr

 

O IoT Data Logger da Vidya é um equipamento que funciona em conjunto com sondas para monitoramento de taxas de corrosão interna em tempo real. O equipamento transmite os dados coletados para um sistema de corrosão em nuvem, como o Vidya Cloud, com dados captados pelo Data Logger em alta resolução, armazenados na memória embutida. Sua aplicação é ideal para as indústrias de óleo e gás, sistemas de tratamento de água industrial e outros processos. O produto possui certificação Inmetro Ex ia IIC T4 Ga, sendo o nível de proteção “ia” e o EPL “Ga” ideais para aplicação em áreas classificadas como Zona 0 (presença constante do gás).

 

A Classe de Temperatura “T4” permite a instalação do Data Logger em áreas cuja temperatura de ignição dos gases são superiores a 130 °C.

 

O Vidya Data Logger pode ser empregado tanto para leitura das sondas de corrosão por resistência ER Vidya.

.

 

100% WIRELESS

 

O equipamento é dotado de bateria 3V Vidya Lithium Power Module, com tempo de vida acima de 5 anos. Além disso, o data logger também conta com capacidade de armazenamento de dados de 125000 Leituras o que resulta por exemplo em 868 dias a intervalos de medição de 10 Min.

 

Além da bateria interna e capacidade de armazenamento de dados o Vidya Data Logger possui comunicação e leitura via Mesh network Bluetooth 5.1 and WirelessHART (2.4GHz, IEEE 802.15.4), permitindo a sincronização como Vidya Cloud ou demais sistemas de gerenciamento de corrosão em nuvem.

mockup

A

 

lém disso, o equipamento também é capaz de ser integrado a outros sistemas de sensores de diferentes fabricantes,

Especificações técnicas:

 

technical specification-1

 

 

Aprimore o monitoramento de corrosão interna da sua empresa com dados precisos e em tempo real conectados à nuvem. O Vidya IoT Data Logger é o equipamento ideal para as indústrias que buscam o maior controle de monitoramento de ambientes corrosivos com a melhor qualidade que o mercado pode oferecer. Clique e converse com um dos nossos especialistas hoje mesmo!

oil platform on the ocean offshore drillingFaça parte da Transformação Digital com o Vidya Software
illuminated petrochemical industry in the darkVidya Software, a solução ideal para as Indústrias de Óleo e Gás