A transformação digital tem se mostrado uma grande ferramenta das indústrias nos últimos anos. É graças às suas tecnologias inovadoras que muitas indústrias têm a possibilidade de automação e digitalização em seus processos e operações.

 

Entretanto, ainda há uma grande lacuna no setor industrial para implementação dessas tecnologias.

Senior Engineering holding tablet data technology working on road construction site

Conheça todos os aspectos, aplicações e inovações decorrentes da transformação digital através de um conteúdo que preparamos detalhando esse conceito. Clique e acesse!

 

Com o acesso à tecnologias de IoT, Digital Twin e Inteligência Artificial muitas atividades foram transformadas e digitalizadas através de ferramentas que vêm utilizando essas tecnologias como uma maneira de atingir melhores resultados através do maior controle sobre a operação, visando extinguir interrupções na linha de produção, possíveis falhas e gerar o melhor gerenciamento de equipes em campo.

 

Apesar das grandes vantagens proporcionadas pela transformação digital, há ainda uma forte resistência na adaptação das indústrias a esse novo modelo de negócio. A complexidade dos processos industriais é um dos obstáculos que a nova era digital tem em seu caminho.

 

COMO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL VEM SUPERANDO OS OBSTÁCULOS

 

A transformação digital já é uma realidade nas nossas vidas diárias. Facilmente encontramos dispositivos IoT sendo comercializados no mercado, dispositivos inteligentes, e até mesmo digitais twins, são tecnologias que vem se tornando cada vez mais presentes em nossas vidas.

digital representation

Entretanto, quando analisamos como essas tecnologias vêm sendo adaptadas aos processos e operações industriais, nota-se que muitas indústrias ainda passam por um processo de transição entre o digital e o manual.

 

Um dos principais exemplos é o setor de óleo e gás, no qual, existem muitas variáveis de difícil controle que devem ser consideradas, analisadas, e compreendidas, para qualquer tomada de decisão ou execução de atividades.

Oil tank in cargo service terminal

E é em meio a essa complexidade do setor que muitas indústrias têm optado por softwares específicos que auxiliam na aplicação de tecnologias como IoT, IA, e Digital Twin dentro dos processos.

 

A partir desses softwares as indústrias passam a ter acesso a ferramentas capazes de desempenhar funções específicas à sua operação com tecnologias que estão gerando uma forte disruptura com os modelos de operações vigentes.

 

São esses softwares que tem proporcionado a essas grandes indústrias, consideradas complexas, o alcance a novos patamares com o auxílio da tecnologia.

software on a conputer desktop

Para o setor de óleo e gás, o emprego dessa tecnologia se reflete em controle total sobre a operação. É através do Digital Twin que a operação passa a ser controlada, é através dos sensores IoT que os dados são extraídos, e com o auxílio dos algoritmos de IA, pode-se ter a predição, simulação, e análise aprofundada das inúmeras variáveis que fazem da operação complexa.

 

Ter uma ferramenta que reúna todas essas tecnologias e informações de forma centralizada significa ter em mãos os meios necessários para caminhar rumo à inovação. É alcançar os melhores resultados com sustentabilidade, com flexibilidade e sobretudo segurança.

 

A transformação digital é pautada na adaptação, é disruptura, e reinvenção. É a capacidade de evoluir com confiança, reduzindo riscos, valorizando a cadeia produtiva.

 

Compreender a transformação digital não como uma vantagem, mas sim, como uma necessidade, talvez seja o grande diferencial dos próximos anos. Em uma era cada vez mais digital, é a capacidade de adaptação, flexibilização e inovação que dirão quais são as indústrias a frente do seu tempo.

 

Conheça mais sobre os softwares que vem auxiliando a transição para a nova era digital dentro das operações industriais complexas. Clique e acesse!

 

oil drilling rigInteligência Artificial e Digital Twin: A disruptura do setor indústrial
Industrial skyline in Yokkaichi, Japan.Inteligência Artificial como alternativa para o setor de Óleo e Gás