Em 2021 damos início a uma nova década pautada mais que nunca na digitalização. Podemos dizer que não se trata apenas de uma virada de década, mas o início de uma nova era.
A pandemia que se arrastou pelo ano de 2020 foi o ponto de disrupção para muitas empresas. Ano em que as indústrias tiveram necessidade de se reinventar e dar início em definitivo às suas estratégias de transformação digital.
Entretanto, há ainda uma longa jornada pela frente. A certeza é que serão 10 anos de incríveis mudanças para as indústrias.
Entenda: impactos da pandemia para o setor industrial
TRANSFORMAÇÃO NA NOVA ERA DIGITAL
Ao longo dos últimos anos a transformação digital se tornou imprescindível para as indústrias, trata-se da busca por inovação pautada no uso de tecnologia em processos e operações.
Foram dezenas de tecnologias empregadas em meio aos processos industriais desde então. Entre elas:
- IIoT (Industrial Internet Of Things)
- Digital Twin
- Inteligência Artificial
Possibilitaram às indústrias obter novas ferramentas capazes de gerar cada vez mais otimização e valor à sua cadeia produtiva.
A tendência é que nos próximos anos essas tecnologias deixem de ser um diferencial e passem a se tornar requisitos essenciais para indústrias que querem manter seu posto de competitividade em meio a um mercado em expansão e adesão tecnológica.
Como estar preparados nessa busca pela transformação digital?
Há uma grande tendência sobre a aplicação de Digitais twins e sensores IoT (Internet of Things) às operações, entretanto, devido a complexidade e variáveis que as envolve esse processo é feito de forma gradativa.
Podemos concluir que em alguns anos o mercado será caracterizado por um grande crescimento deste processo de transição para o digital. Em um relatório feito pela Mordor Intelligence o valor de mercado agregado pela transformação digital em 2020 foi estimado em 998.99 bilhões de dólares, com expectativa de atingir 2.744,68 bilhões em 2026. Um crescimento de 18,6% do PIB sobre o período de 2021 a 2026.
Há ainda um longo caminho, porém podemos de antemão prever que para o setor industrial essa será a década digital. Serão 10 anos em que veremos uma transformação digital ainda mais acentuada e estrutural dentro das indústrias.
Uma década em que as indústrias certamente alcançarão novos patamares tecnológicos com novas oportunidades de aplicação pautadas no uso de sistema cloud e Digitais Twins, gerando otimização, resiliência e flexibilidade.
Leia – Os primeiros passos na transformação digital e como as indústrias podem se tornar referências em inovação. Clique e acesse!