Em 2021 damos início a uma nova década pautada mais que nunca na digitalização. Podemos dizer que não se trata apenas de uma virada de década, mas o início de uma nova era. 

A pandemia que se arrastou pelo ano de 2020 foi o ponto de disrupção para muitas empresas. Ano em que as indústrias tiveram necessidade de se reinventar e dar início em definitivo às suas estratégias de transformação digital.

Entretanto, há ainda uma longa jornada pela frente. A certeza é que serão 10 anos de incríveis mudanças para as indústrias.

Petrochemical plant
Entenda: impactos da pandemia para o setor industrial 

TRANSFORMAÇÃO NA NOVA ERA DIGITAL

 

Ao longo dos últimos anos a transformação digital se tornou imprescindível para as indústrias, trata-se da busca por inovação pautada no uso de tecnologia em processos e operações.

Foram dezenas de tecnologias empregadas em meio aos processos industriais desde então. Entre elas:

 

 

Possibilitaram às indústrias  obter novas ferramentas capazes de gerar cada vez mais otimização e valor à sua cadeia produtiva.

A tendência é que nos próximos anos essas tecnologias deixem de ser um diferencial e passem a se tornar requisitos essenciais para indústrias que querem manter seu posto de competitividade em meio a um mercado em expansão e adesão tecnológica.

 

 Como  estar preparados nessa busca pela transformação digital?

 

Há uma grande tendência sobre a aplicação de Digitais twins e sensores IoT (Internet of Things) às operações, entretanto, devido a complexidade e variáveis que as envolve esse processo é feito de forma gradativa.

Podemos concluir que em alguns anos o mercado será caracterizado por um grande crescimento deste processo de transição para o digital. Em um relatório feito pela Mordor Intelligence o valor de mercado agregado pela transformação digital em 2020 foi estimado em 998.99 bilhões de dólares, com expectativa de atingir 2.744,68 bilhões em 2026. Um crescimento de 18,6% do PIB sobre o período de 2021 a 2026.

Technology board Data Analytics and Artificial Intelligence

Há ainda um longo caminho, porém podemos de antemão prever que para o setor industrial essa será a década digital. Serão 10 anos em que veremos uma transformação digital ainda mais acentuada e estrutural dentro das indústrias.

Uma década em que as indústrias certamente alcançarão novos patamares tecnológicos com novas oportunidades de aplicação pautadas no uso de sistema cloud e Digitais Twins, gerando otimização, resiliência e flexibilidade.

Leia –  Os primeiros passos na transformação digital e como as indústrias podem se tornar referências em inovação. Clique e acesse!

hardwareA disrupção gerada pelos Digitais Twins e Inteligência Artificial
Portrait of smiling male factory worker at construction industryOs segredos pelo qual a transformação digital tem sido crucial para as industrias